Serra, 26 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 13 de agosto de 2018 às 14:35

Estado quer incentivar produção florestal

O Projeto de Lei 186/2018 trata da Política Estadual de Incentivo à Cadeia Produtiva de Base Florestal do Espírito Santo


Desmatamento de 8,3 hectares na zona rural da Serra, em 2016, com autorização do Estado. Foto: Arquivo TN/Bruno Lyra

Tramita na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 186/2018, que trata da Política Estadual de Incentivo à Cadeia Produtiva de Base Florestal do Espírito Santo, e tem autoria do Governo do Estado. 

De acordo com a proposta, a medida tem como objetivo diminuir a pressão por materiais remanescentes florestais de Mata Atlântica e contribuir para a proteção de recursos hídricos, congregando expansão da área de produção de produto florestal madeireiro e não madeireiro com novas possibilidades de renda para a agricultura familiar.

Segundo o projeto, as ações do Programa Reflorestar serão potencializadas, com foco na restauração do ciclo hidrológico e recuperação da cobertura florestal, utilizando a integração de planos de silvicultura no Estado-Pró-resina, seringueira, palmáceas, além de pecuária, floresta e sistemas agroflorestais. 

A gestão do programa ficará a cargo da Secretaria de Estado da Agricultura (Seag), que deverá criar um comitê deliberativo sobre as diretrizes executivas. Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) ficará responsável pela coordenação e execução técnica da proposta. 

A matéria será analisada pelas comissões de Justiça, Agricultura, Meio Ambiente e Finanças da Casa. Se aprovada e sancionada, a norma deverá ser regulamentada por decreto do governador.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por