• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 41.410 casos
  • 767 mortes
  • 40.067 curados
24 C
Serra
quinta-feira, 04 março - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 41.410 casos
  • 767 mortes
  • 40.067 curados

Estado abre mais de 2 mil vagas para cursos técnicos gratuitos

Leia também

Festival Voadora terá 12 shows autorais com destaques da música capixaba  

Cento e oitenta e seis projetos foram inscritos para o processo de seleção do Festival Voadora, cujas apresentações acontecem entre...

Detran implanta exame teórico digital na Ciretran Serra Sede e facilita vida de moradores

O município da Serra receberá mais uma Sala de Exames Teóricos digital do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito...

Vereador defende regulamentação do serviço de mototáxi na Serra

  Por meio do Projeto Indicativo de Lei 43/2021, o vereador Pablo Muribeca (Patriota) defende a regulamentação do serviço de...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há seis anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

São vagas para diversos cursos na Serra. Foto: Divulgação

O Governo do Estado, através do ‘Programa Qualificar ES’, abriu mais de duas mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos em 11 cidades capixabas. As inscrições já estão sendo feitas de forma virtual e os cursos serão aplicados presencialmente. Na Serra, foram disponibilizadas 430 vagas para diversos segmentos como, por exemplo, balconista de farmácia, informática, maquiador, cuidador de idosos, garçom e decoração de festas.

As inscrições foram abertas nesta quinta-feira (21) e podem ser feitas até o dia 28 de janeiro. Segundo informações divulgadas pela Secti, os interessados devem se inscrever pelo site do Programa Qualificar (clique aqui). Basta acessar, efetuar um cadastro (caso já tenha, é só acessar com o login e senha) e preencher o formulário de inscrição. Cada candidato pode escolher e se inscrever em até duas opções de cursos.

Na Serra, são os seguintes cursos: auxiliar de estoque e armazenamento, auxiliar de rotinas administrativas, montador e reparador de computadores, informática, balconista de farmácia, assistente de logística, atendimento ao cliente, decoração de festas, recepcionista, agente comunitário de saúde, assistente de faturamento, assistente de logística, maquiador, auxiliar de rotinas administrativas, cuidador de idosos, garçom, segurança do trabalho.

De acordo com a Secti, o resultado de todas as vagas será divulgado no dia 03 de fevereiro e as aulas terão início na segunda semana do mês. Sobre as vagas, a secretaria informou que são direcionadas a população que tenha mais de 16 anos, exceto nos cursos na área da saúde, em que idade mínima exigida é de 18 anos, e que sejam moradores do município em que o curso será ofertado.

Parte do total das vagas é específica para as mulheres, e são ofertadas por meio da extensão do programa, o Qualificar ES Mulher que soma 323 vagas. Os requisitos são os mesmos, além da exclusividade para o gênero feminino. Na Serra, 30 oportunidades estão inclusas nesta classificação.

Pandemia de coronavírus 

A secretária de Estado da Ciência e Tecnologia, Cristina Engel, explicou como a Secti organizou o retorno do programa as salas de aulas: “A Secti está adotando todas as medidas sanitárias necessárias para manter a segurança de todos os professores e alunos nas salas de aulas. Distribuiremos máscaras, álcool em gel e manteremos o distanciamento social recomendado entre todos. Diminuímos o número de vagas nas turmas para manter o distanciamento”, afirmou Cristina Engel.

Ainda segundo Cristina Engel, a Secretaria percebeu que nem todos os alunos se adaptaram bem aos cursos on-line e por isso houve a necessidade do retorno do presencial. “Nosso objetivo é oferecer cursos de qualidade e com total segurança, em relação à pandemia, para que os cidadãos possam se qualificar e se preparar para o mercado pós-crise, que logo vai chegar. Nessa primeira oferta de vagas os municípios selecionados fazem parte do Programa Estado Presente Em Defesa da Vida, uma pareceria do Qualificar ES com o programa do Governo do Estado, para priorizar a população que reside em cidades de alta vulnerabilidade social”, destacou a secretária de Estado da Ciência e Tecnologia.

Veja abaixo todos os cursos disponíveis na Serra:

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há seis anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Saiba mais
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!