28.4 C
Serra
quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Estação Espacial poderá ser vista por moradores da Serra neste fim de semana  

Leia também

Acidente entre carros e carreta mata um e deixa feridos no ‘Trevo da Morte’ na Serra

A tarde desta quarta-feira (28) foi marcada por um acidente fatal na BR-101, próximo a entrada de Cidade de...

Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada até final de novembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de...

De Dudu Piu Piu a Voz de Trovão: confira os nomes engraçados dos candidatos a vereador da Serra

A Serra tem 748 candidatos ao cargo de vereador e não foram poucos os que apostaram em nomes engraçados...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Imagem feita de dentro de ônibus espacial em 2011 mostra a ISS. Foto: Divulgação

A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) poderá ser vista por moradores da Serra neste fim de semana. O melhor de tudo é que nem será preciso equipamentos específicos, como telescópio, já que a estrutura ficará visível a olho nu para quem quiser acompanhar sua aparição. Sendo assim, basta acompanhar os horários concretos e ficar de olho no céu.

Para quem não sabe o que é a ISS, nós explicamos: a estrutura fica na baixa órbita terrestre, a uma altitude de 400 quilômetros e é um laboratório espacial gigante que percorre o globo a uma velocidade de 27.700 km/h, completando 15,70 voltas em nosso planeta, todos os dias. A estação é um dos maiores experimentos científicos já realizados no espaço, até os dias de hoje, e custou US$ 150 bilhões. Atualmente, astronautas estão no local.

De vez em quando, ela pode ser vista por todo o Brasil. E é isso que ocorrerá durante os próximos dias. Nesta sexta-feira (16), a ISS ficará visível às 18h49 na Serra. Os serranos poderão observá-la durante cinco minutos. No sábado (17), a estrutura também poderá ser vista a olho nu, mas durante a madrugada, às 03h07 e às 04h40.

Por fim, no domingo, às 3h56, a Estação Espacial também estará ‘dando uma passada’ por aqui, e dessa forma, oferecer mais uma chance aos serranos que queiram acompanhar o evento.

É muito importante lembrar que para que seja possível enxergar a Estação Espacial Internacional, o tempo deve estar estável e sem nuvens. Além do mais, o ideal é que você esteja em um lugar com pouca luminosidade artificial. A previsão do tempo para os próximos dias você confere clicando aqui.

A Agência Espacial Americana (Nasa) fornece informações sobre a estação em tempo real através de aplicativos parceiros. Um deles é o ISS Detector, que pode ser baixado clicando aqui para Android e aqui para IOS. Também existe o ISS Live Now (Android ou IOS). Os dois oferecem, além desses detalhes, imagens ao vivo e gravados do planeta sendo visto pela ISS.

Vale destacar que especialistas dizem que é preciso procurar um ponto brilhante no céu, como uma estrela, que se movimenta de maneira rápida e em linha reta, para conseguir encontrar a ISS.

Confira os horários: 

Sexta-feira (16)

  • 18:49:05

Sábado (17)

  • 03:07:09
  • 4:40:46

Domingo (18)

  • 3:56:52

Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Mais notícias

Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo é prorrogada até final de novembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, para crianças de um ano a menor de cinco anos de idade – mesmo as já...

De Dudu Piu Piu a Voz de Trovão: confira os nomes engraçados dos candidatos a vereador da Serra

A Serra tem 748 candidatos ao cargo de vereador e não foram poucos os que apostaram em nomes engraçados para chamar a atenção do...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!