
Sábado (5) é dia de cultura na Serra, e pela manhã ocorre a 1ª Mostra Cultural na EMEF Governador Carlos Lindemberg em Barro Branco. Será um momento oportuno para os alunos socializarem os conhecimentos e produções construídas durante o ano de 2022, de forma coletiva ou individual, aos familiares e Comunidade Escolar.
Segundo a organização do evento, o objetivo é mostrar o protagonismo e autonomia dos estudantes e compartilhar estas experiências com a Comunidade Escolar e familiares e amigos, afirma o diretor Rogério Morais, que é cineasta e produtor cultural.
No turno matutino, estudam alunos do 5º anos até o 9º anos, e no turno vespertino, alunos do 1º anos até o 4º anos, totalizando 800 alunos nos dois turnos.
O Mostra Cultural traz temas relevantes para a ampliação cultural dos alunos e da comunidade como meio ambiente, arte e ciência, leitura e produção de textos, respeito às diferenças, integrando assim alunos de diferentes idades. Para isso, a Mostra Cultural será palco de apresentação de teatro, dança e exposição de trabalhos artísticos e científicos a saber: Projeto Bullying, Painel sobre Gêneros Textuais, Igreja Queimado – Aula de campo,
Para professora Márcia Sabatini, será uma oportunidade para os estudantes mostrarem a produções literárias e artísticas construídas no decorrer do ano, inclusive compartilhar as experiências e visitas aos patrimônios históricos culturais, Ruínas da Igreja do Queimado.
Alunos preparam maquetes e outros itens para dia da mostra cultural:
Já no turno vespertino será realizado a 1ª Mostra de Cinema, sob a orientação do professor Irineu Cruzeiro, com exibição de filmes produzidos pelos alunos dos 4º anos do turno vespertino.
Os vídeos produzidos durante o ano serão exibidos para os alunos e pais, e nesta produção os alunos gravaram as imagens e atuaram nas cenas representando vários personagens. A cineasta Suzi Nunes e o escritor e poeta Teodorico Boa Morte são os homenageados na Mostra de Cinema, que exibirá os filmes “O Girassol”, “O Comércio no bairro”, “A aluna assombrada” e “A pandemia na Escola”, sendo cada um com duração de aproximadamente 5 minutos.
Com direito a pipoca, os alunos vão assistir aos filmes em um telão no no auditório da Escola.
Para a professora Larissa, do terceiro ano, participar do filme produzido pelos quartos anos foi uma experiência incrível.
“As crianças tiveram a oportunidade de montar roteiros, histórias, figurinos, maquiagens, além de darem um espetáculo na atuação. É muito gratificante ver os alunos empolgados e comprometidos, desenvolvendo um projeto que todos gostam muito”, disse Larissa.
Escola da Serra aposta em aulas de campo
Durante este ano, a Emef Governador Carlos Lindemberg é uma das escolas na Serra que mais aposta nas aulas de campo, realizando aula fora da escola com todos alunos neste aluno nas Ruínas do Queimado, Parque Botânico no Parque da Cidade, Serra. As aulas de campo contribuir para assimilar os conhecimentos estudados nas escola e contribuir para compartilhar outras vivências fora da escola.
1ª Mostra Cultural
Dia: 05/11/22
Horário: 8:30 até às 11 horas na Unidade de Ensino.
Serviço: Apresentação de ginástica artística, exposição de trabalhos artísticos e científicos
1ª Mostra de Cinema:
Dia 05/11/22
Horário: 14 horas
1º momento: Conversa com a cineasta Suzi Nunes
2º momento: Apresentação do contador de história Teodorico Boa Morte
3º momento: Exibição dos filmes: “O Girassol”, “O Comércio no bairro”, “A aluna assombrada” e “A pandemia na Escola”,
4º momento: Entrega dos certificados e medalhas aos alunos.
