
O Espírito Santo está sendo representado nesta semana em São Paulo no Seminário dos 10 anos do Centro de Monitoramento e Avaliação (M&A) de Políticas Públicas (CLEAR), promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O evento reúne especialistas, gestores públicos e pesquisadores de todo o país para discutir os avanços e desafios na avaliação de políticas públicas no Brasil.
O Estado foi convidado a apresentar suas experiências por ser considerado uma referência nacional e internacional na consolidação de uma cultura de M&A. O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, é o responsável por representar o Espírito Santo na programação oficial.
Na palestra, o diretor vai compartilhar os aprendizados e avanços conquistados ao longo dos últimos 15 anos, período em que o Espírito Santo desenvolveu e aprimorou seu Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (SiMAPP).
Além da participação no seminário, Pablo também marcará presença no lançamento do livro Avaliar para Transformar. A obra reúne experiências relevantes de M&A no país e inclui um capítulo assinado por Pablo e pela Diretora de Gestão do IJSN, Katia Cesconeto, e por outros pesquisadores do instituto. O texto apresenta as estratégias e resultados obtidos pelo Espírito Santo na área.
Sistema capixaba organiza dados e orienta decisões estratégicas

Criado em 2017, o Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP) tem como objetivo institucionalizar a prática de avaliação contínua das políticas públicas. Na prática, o sistema coleta, organiza e analisa dados sobre programas e ações do governo estadual, subsidiando decisões estratégicas e otimizando o uso de recursos públicos.
“O Espírito Santo é pioneiro na instituição de um sistema de monitoramento e avaliação de políticas públicas. Estamos caminhando para oito anos dessa sistemática, que permite ao governo avaliar e aprimorar suas políticas, melhorando também os gastos públicos”, explicou o diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, ao Tempo Novo.