Entrega de documento de habilitação pode ser acompanhada pela internet

0

Você sabia que pode acompanhar o andamento de seu processo de Habilitação ou a entrega do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) no site do Detran|ES?

Os documentos são de porte obrigatório e são enviados ao endereço cadastrado no órgão de trânsito. Veja como verificar se a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o documento do veículo estão chegando à residência do condutor.

Ao dar início ao processo de habilitação, seja para obtenção da Permissão para Dirigir ou da CNH definitiva, renovação da habilitação, adição de categoria ou emissão de segunda via do documento, todo usuário recebe o ‘Número Renach’, um registro único onde são cadastradas as informações do candidato à habilitação ou os processos do condutor.

Para isso, o usuário deve acessar o site www.detran.es.gov.br e ir até a aba ‘Habilitação’ à esquerda. Basta selecionar a opção ‘Serviços Online’ e clicar no link ‘Acompanhamento de Processos’. Na página seguinte, o usuário deve informar o Número Renach e digitar o texto de verificação de segurança nos campos especificados. Abrirá uma nova página com as informações do processo, a data e a descrição das atividades realizadas até a emissão da CNH. O usuário também pode fazer rastreamento do documento e acompanhar a entrega pelos Correios.

Passo a Passo

 Acompanhamento de Processos de Habilitação

Acessar o site www.detran.es.gov.br, localizar menu ‘Habilitação’ à esquerda e seguir o caminho abaixo:

Habilitação > Serviços Online > Acompanhamento de Processos

Informar o ‘Número Renach’ e digitar o texto de verificação de segurança nos campos especificados

Abrirá uma página com os dados do processo e rastreio do documento.

Rastreio de CRLV

Acessar o site www.detran.es.gov.br, localizar a seção ‘Acesso Direto’ na página inicial:

Informar Placa e Renavam do veículo

Selecionar a opção: ‘Consultar Informações de Veículos’

Digitar os caracteres informados

O código de rastreio estará no primeiro bloco com dados do veículo na linha ‘Licenciado até’. Basta localizar o código com 13 dígitos alfanuméricos, organizados em 2 letras iniciais, 9 números e 2 letras ao final no modelo (Ex: SS123456789BR). Nessa página também é possível consultar débitos, emitir DUA e consultar multas relacionadas ao veículo.

Comentários