20 C
Serra
quinta-feira, 09 de julho de 2020

Encontro sobre esgotamento sanitário reúne mais de 150 representantes comunitários na Serra

Leia também

Nova Lei obriga a notificação de casos de violência no Estado

Publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (8), a Lei 11.147/2020 obriga profissionais que atuam em serviços de...

ArcelorMittal vai retomar parte da capacidade produtiva em Tubarão

Maior indústria instalada na Serra e que está com sua capacidade produtiva reduzida à menos da metade, a ArcelorMittal...

Mais de 400 empresas já fecharam na Serra durante a pandemia

Levantamento feito pelo Sebrae/ES junto à Receita Federal, apontou que 442 empresas encerram suas atividades entre o dia 16...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

O encontro aconteceu na noite do dia 21 de setembro, em Laranjeiras. Foto: Divulgação

Conteúdo Patrocinado

Durante o evento, promovido pela Serra Ambiental, Cesan e FAMS, as lideranças conheceram a evolução das obras de esgotamento sanitário no município.

O Encontro de Lideranças Comunitárias de Serra, promovido pela Serra Ambiental, pela Cesan e pela Federação das Associações de Moradores de Serra (FAMS), reuniu, na noite do dia 21 de setembro, mais de 150representantes comunitários, em Laranjeiras. Realizada a cada três meses, a iniciativa é uma prestação de contas dos investimentos em esgotamento sanitário realizados no município.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer a evolução das obras de esgotamento sanitário desde o primeiro encontro, realizado no dia 11 de julho, que estão sendo realizados por meio da Parceria Público-Privada (PPP) para o município. Entre os destaques,a interligação de mais de4 mil imóveis nos bairros Planalto Serrano A, B e C e Campinho da Serra I, aumentando de 47% para 55% os imóveis interligados no entorno da Lagoa Juara.

A Gerente da Unidade Gerenciadora de PPPs da Cesan, Jouze Ferrari, apresentou as formas de fiscalização e controle dos resultados feitas pela Cesan, por meio de indicadores. A Diretora Presidente da Serra Ambiental, Reginalva Mureb, mostrou os investimentos e obras que vêm sendo realizadas no município. A Diretora de Regulação de Saneamento Básico e Infraestrutura Viária da Agência de Regulação de Serviços Públicos – ARSP, Katia Muniz Côco, falou sobre o modelo tarifário. Já o secretário executivo de PPPs da Prefeitura de Serra, Sérgio Peterle, destacou que os imóveis que possuem rede de esgoto na porta e ainda não fizeram a ligação serão fiscalizados.

Após as apresentações, as lideranças puderam fazer solicitações e expor suas dúvidas que foram respondidas pelos representantes da Serra Ambiental, Cesan, ARSP e Prefeitura de Serra.

O diretor de Engenharia e Meio Ambiente, Amadeu Wetler, destacou a Serra como vanguarda no modelo de universalização do esgotamento. “Essa parceria está contribuindo para as outras PPPs que estão sendo implantadas na Grande Vitória, em Vila Velha e Cariacica”, afirmou.

Reginalva Mureb, diretora presidente da Serra Ambiental, afirmou que a concessionária preza pelo diálogo. “A PPP irá universalizar os serviços de esgoto em Serra e é muito importante contar com a participação popular. Prezamos pelo diálogo com a população e atendimento às associações e aos munícipes, que vêm dando exemplo de contribuição para a boa execução dos trabalhos”.

Também participaram do encontro e falaram para os presentes, o Diretor da Agência Estadual de Recursos Hídricos – Agerh, Anselmo Tozi; o Diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Cesan, Amadeu Wetler; o Secretário de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Serra, Gustavo de Biase; o presidente da Federação de Associação de Moradores de Serra – FAMS, Jean Cassiano.

Comentários

Mais notícias

ArcelorMittal vai retomar parte da capacidade produtiva em Tubarão

Maior indústria instalada na Serra e que está com sua capacidade produtiva reduzida à menos da metade, a ArcelorMittal Tubarão anunciou nesta quarta-feira (08)...

Mais de 400 empresas já fecharam na Serra durante a pandemia

Levantamento feito pelo Sebrae/ES junto à Receita Federal, apontou que 442 empresas encerram suas atividades entre o dia 16 de março – data em...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!