20.3 C
Serra
sábado, 06 de junho de 2020

Empresário da Serra espanta o sedentarismo e vira maratonista

Leia também

Mudanças no primeiro escalão da Prefeitura da Serra

Dois secretários municipais, Luciana Malini e Jolhiomar Massariol, foram remanejados entre secretarias da Mulher e da Coordenadoria de Governo...

Serra liberada para investir dinheiro da taxa de luz no combate à covid-19

O município também irá investir em obras e pagamento de precatórios. Valor é referente a 30% da Cosip

Está na Câmara projeto que cria auxílio emergencial de R$ 400 para moradores da Serra

O município da Serra poderá ter seu próprio auxílio emergencial destinado aos moradores financeiramente mais afetados pela crise decorrente...
Vilson Vieira Jrhttps://www.portaltemponovo.com.br%20
Morador da Serra, Vilson Vieira Junior é repórter do Tempo Novo. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Esporte.

Rodrigo vai correr a Maratona do RJ pela 6ª vez e treina toda semana. (Foto: Divulgação)

A correria frenética da vida moderna afasta muita gente do esporte e dos cuidados com a saúde. Mas para alguns, essa rotina se tornou coisa do passado. Um bom exemplo é o do empresário Paulo Rodrigo Araújo Carmo, de 42 anos e morador de Colina de Laranjeiras.

Desde 2013, ele se ocupa com uma “correria” bem mais saudável. Rodrigo é maratonista amador e está se preparando para participar de sua sexta Maratona do Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de junho, que é parte do Desafio Cidade Maravilhosa. “Corro essa maratona desde 2014, mas também já fiz a de Foz do Iguaçu (2017) e a do Espírito Santo, no ano passado”, conta ele, que também correu uma Ultra Maratona, cujo percurso é acima dos 50 km. “Nessa corrida, eu percorri 68 km. Ela acontece no Exército todo fim de ano, em Vila Velha”. As Dez Milhas Garoto e o Desafio Vitória-Anchieta também constam no currículo.

O empresário conta que sua história nessa modalidade começou após alguns familiares passarem por graves problemas de saúde. “Meu pai sofreu infarto por três vezes; o irmão dele e a minha avó morreram de infarto. E antes, eu não fazia nada, nenhuma atividade. Era totalmente sedentário, até a época em que meu pai infartou”, disse Rodrigo, que agora não vive sem o esporte que escolheu praticar.

“A corrida é uma válvula de escape. Trabalha muito a cabeça, o estresse. É essencial. Faço quatro treinos por semana. Eu treino no meu condomínio e também no Parque da Cidade; já outros, faço na rua também. E quando não posso treinar, sinto muito falta. Esse esporte passou a fazer parte da minha vida”, relata o maratonista.

A rotina de treinos depende das provas em que vai participar. Para o Desafio Cidade Maravilhosa, neste mês de junho – quando acontecem uma Meia Maratona (com 21 km) e uma Maratona (de 42 km), ele corre 50 km durante uma semana, em média.

O maratonista já ganhou 63 medalhas no esporte. (Foto: Leitor/Arquivo Pessoal)

Embora seja um atleta amador, Rodrigo explica que a participação em corridas desse nível exige dedicação e treino. “Não corro para disputar títulos. Minha competição é comigo mesmo. Meu objetivo é terminar a prova. Mas fazer uma maratona requer esforço físico e ter a cabeça muito boa”, frisa.

Só que a paixão por correr fez com que Rodrigo ganhasse 63 medalhas.

Na família, ele é o único maratonista, mas a esposa e os filhos seguem o exemplo de Rodrigo quando o assunto é praticar esporte. “Meus filhos jogam futebol e minha esposa também já correu, mas hoje pratica musculação e me apoia nas maratonas”, conta.

Comentários

Mais notícias

Serra liberada para investir dinheiro da taxa de luz no combate à covid-19

O município também irá investir em obras e pagamento de precatórios. Valor é referente a 30% da Cosip

Está na Câmara projeto que cria auxílio emergencial de R$ 400 para moradores da Serra

O município da Serra poderá ter seu próprio auxílio emergencial destinado aos moradores financeiramente mais afetados pela crise decorrente do coronavírus. Isso porque já...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!