Empresa serrana cria motor transparente para facilitar estudo

Compartilhe:
Flávio e Giovani: inovação para formação profissional abriu as portas do mercado nacional para empresa serrana Intechno Desenvolvimento. Foto: Clarice Poltronieri
Flávio e Giovani: inovação para formação profissional abriu as portas do mercado nacional para empresa serrana Intechno Desenvolvimento. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

A Intechno Desenvolvimento e Capacitação, de Jardim Limoeiro é uma empresa da Serra que investiu para facilitar a vida de quem está estudando mecânica veicular e industrial. E para isso, inovou no mercado de materiais didáticos para formação de profissionais da área, criando produtos transparentes que permitem visualizar o funcionamento das peças.

Um dos carros-chefe da Intechno é o motor transparente de carro, onde é possível enxergar não só a queima do combustível no cilindro transparente, como o funcionamento das engrenagens.

“Antes, ou o aluno via as peças de um motor de carro desmontadas, ou via o motor funcionando, tendo que usar a imaginação para compreender o processo que se passava com ele ligado. Agora ele consegue ver as peças em funcionamento. E isso ajuda a formar um profissional prático”, explica Giovani de Oliveira, funcionário da empresa, que ingressou nela após participar do Projeto Incubadora do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O projeto nasceu do desafio feito por um professor da Universidade Federal do Espírito Santo ao idealizador do motor transparente e da Intechno, Flavio Nicolleti. “Ele me desafiou a criar um motor veicular que funcionasse, mas que fosse possível ver todo o processo. Levei oito anos trabalhando no projeto e consegui, com o apoio de muitas pessoas”, conta.

Além do motor transparente, a empresa também criou outros produtos para facilitar a aprendizagem: Dino – medidor de torque e potência em que é possível estudar motor a diesel e a gasolina, este último seja a carburador, seja a injeção eletrônica; trocadores de calor e kits de refrigeração, os dois últimos também transparentes.

Em todo Brasil, a empresa já forneceu quase 80 produtos destinados a cursos técnicos ou universitários. E Flavio, que é engenheiro de automação, promete não parar por aí.

“Estou trabalhando em um sistema automático para reaproveitar a água de alguns pontos da residência. E será de fácil instalação, mesmo em edificações já prontas”, disse Flavio.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também