E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Resumão: veja como votou o eleitor da Serra para todos os cargos

Compartilhe:
Vista aérea da Serra Sede com o Mestre Álvaro ao fundo, cenário das eleições 2026 na Serra
Serra tinha 361.737 eleitores aptos a votar nas eleições 2026
Compartilhe:

O eleitor da Serra foi às urnas no domingo (4) e escolheu presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual. Com 100% das seções apuradas, o resultado das eleições 2026 na Serra mostra vitória de Flávio Bolsonaro para presidente, ampla vantagem de Lorenzo Pazolini para governador e duas surpresas na disputa por vagas no Legislativo.

A cidade tinha 361.737 eleitores aptos. Desse total, 281.829 foram às urnas (77,91%), e 79.908 não votaram, uma abstenção de 22,09%. Na prática, mais de um em cada cinco eleitores da Serra ficou de fora.

Presidente: Flávio Bolsonaro vence Lula na Serra

Na disputa para presidente, Flávio Bolsonaro (PL) recebeu 132.177 votos na cidade (49,17% dos válidos). Lula (PT) ficou em segundo, com 113.186 (42,10%), e a diferença entre os dois chegou a quase 19 mil votos. Augusto Cury (Avante) terminou em terceiro, com 9.305 (3,46%).

Os dois voltam a se enfrentar no segundo turno, em 25 de outubro. Veja a votação completa para presidente na Serra.

Governador: Pazolini passa de 50% na cidade

Lorenzo Pazolini (Republicanos) teve 132.959 votos na Serra, o equivalente a 52,87% dos válidos. Se a eleição dependesse só da cidade, ele teria vencido no primeiro turno. O governador Ricardo Ferraço (MDB) ficou em segundo, com 67.631 (26,89%), e Helder Salomão (PT) em terceiro, com 47.547 (18,91%). No estado, porém, Pazolini não alcançou a metade dos votos, e a disputa vai ao segundo turno contra Ferraço.

Clique aqui para ver a votação completa para governador na Serra.

Clique aqui para ver a votação completa para governador no Espírito Santo

Senado: segunda vaga foi decidida por 721 votos

Renato Casagrande (PSB) foi o candidato a senador mais votado na Serra, com 121.389 votos (25,54%). A briga pela segunda posição, no entanto, ficou voto a voto: Evair de Melo (Republicanos) somou 92.510, apenas 721 a mais que Maguinha Malta (PL), que teve 91.789. O resultado repetiu o do estado, onde Casagrande e Evair conquistaram as duas vagas.

Clique aqui para ver a votação completa para o Senado na Serra.

Clique aqui para ver a votação completa para o Senado no Espírito Santo

Deputado federal: o mais votado da Serra ficou de fora

Serginho Vidigal (Podemos) foi o deputado federal mais votado na cidade, com 60.835 votos, mais até do que Lucas Polese (PL), o campeão de votos do estado, que teve 46.112 na Serra. Mesmo assim, Serginho não se elegeu, porque o Podemos conquistou só uma cadeira. Além dele, outros quatro nomes do top 10 da cidade ficaram como suplentes.

Clique aqui para ver o ranking dos deputados federais mais votados na Serra.

Clique aqui para ver os 10 deputados federais eleitos no Espírito Santo.

Deputado estadual: Muribeca lidera na cidade

Pablo Muribeca (Republicanos) foi o deputado estadual mais votado na Serra, com 29.308 votos, e garantiu vaga na Assembleia Legislativa. Pastor Dinho Souza (PL) veio logo atrás, com 26.868, também eleito. Com a ida dele para a Assembleia, o suplente Sargento Maurício assume uma cadeira na Câmara da Serra. Dos 10 mais votados na cidade, sete se elegeram. Fabio Duarte (PDT), o ex-prefeito Audifax (PP) e Professor Rurdiney (PSB) ficaram de fora.

Clique aqui para ver o ranking dos deputados estaduais mais votados na Serra.

Clique aqui para ver os 30 eleitos para o cargo de deputado estadual no Espírito Santo.

Em 25 de outubro, o eleitor da Serra volta às urnas para o segundo turno de presidente e governador.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é jornalista, publisher e sócio-diretor do Jornal Tempo Novo, veículo fundado em 1983 na Serra (ES) e referência na cobertura da Serra e da Grande Vitória. Conduziu a transformação digital do jornal, que em 2025 foi eleito o melhor site estadual de notícias no Brasil Publisher Awards. No portal, assina a coluna Mestre Álvaro, com análises sobre política, economia, segurança pública, infraestrutura e meio ambiente, sempre com leitura crítica dos fatos e apoio em dados. Formado em Administração pela Ufes, é autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024). Recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins e a Comenda Augusto Ruschi, da Assembleia Legislativa do ES, e a Comenda Nelson Mandela, da Câmara Municipal da Serra. Com leitura crítica dos fatos e uso de dados públicos, acompanha de perto a gestão municipal, as eleições e os temas que mexem com o dia a dia de quem vive na Serra. É autor do livro Serra: a história de uma cidade (2024), uma reconstituição jornalística da trajetória do município.

Leia também