
Cerca de R$ 12 milhões economizados, mais de 8 milhões de impressões evitadas e pelo menos 800 árvores salvas. Esse é o resultado do Ales Digital, projeto de digitalização e virtualização dos processos legislativos e administrativos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).
Além da economia de papel e de tempo, a virtualização em curso proporciona celeridade e fluidez nos trâmites, etapa a etapa, bem como possibilita, além de otimizar a qualidade dos serviços oferecidos pela Casa.
Segundo informações da Ales, além da virtualização, a qualidade técnica das propostas elaboradas nos gabinetes parlamentares contribui muito para aperfeiçoar o processo legislativo. Uma equipe técnica assessora o parlamentar na função típica de legislar e isso pode resultar na aprovação de legislações consistentes, o que reduz de forma considerável o risco de produção de leis inócuas.
Ales Digital:
O projeto Ales Digital teve início em 2017 ao projeto Ales Digital, fazendo da Assembleia Legislativa do Estado a primeira totalmente digital no país, conforme detalha seu coordenador, deputado estadual Marcelo Santos, que é vice-presidente da Assembleia Legislativa.
“O trabalho teve entre os objetivos desburocratizar o serviço, otimizar a tramitação dos processos e uma maneira transparente e inteligente, com o auxílio da tecnologia, de gerar agilidade no processo legislativo e da administração, promovendo economia no cofre da Assembleia”, declarou o coordenador.