Domingo tem Descida Ecológica em Jacaraípe

Compartilhe:
A dragagem deixou o rio e a lagoa Juara mais salgadas por conta da água do mar, porém está permitindo o retorno da Descida Ecológica. Foto: Bruno Lyra
A dragagem deixou o rio e a lagoa Juara mais salgadas por conta da água do mar, porém está permitindo o retorno da Descida Ecológica. Foto: Bruno Lyra

Gabriel Almeida

Neste domingo (26) vai acontecer a 15ª Descida Ecológica do Rio Jacaraípe, que tem como objetivo chamar atenção do poder público para a situação das águas da Serra. Para participar basta comparecer às 9h em frente à Associação de Pescadores da Lagoa Juara.  O evento é alusivo ao Dia Mundial da Água, lembrado na última quarta-feira (22).

Desde 2013 a descida estava suspensa por conta da obstrução do canal do rio, resultado do assoreamento e da proliferação de plantas aquáticas causadas pela poluição. Neste ano foi possível retomar com a descida devido à dragagem do rio. A primeira descida aconteceu há 18 anos.

O organizador do evento, Helton Alvim, disse que são esperadas cerca de 200 pessoas neste ano. “Estamos convidando o pessoal das associações de stand up, de surf, de caiaque e de barco para participar conosco. Este ano estou organizando a descida em parceria com a Associação dos Pescadores de Jacaraípe”, explica.

O ponto de partida será na Avenida Minas Gerais, em frente à sede da Associação de Pescadores da Lagoa Juara. Mais informações no tel 27 9 9950-1410.

“Abrace o Rio Jucu”

Neste ano não irá acontecer a tradicional Descida Ecológica do rio Jucu. Mas segundo o organizador Thiago Emerick Vescovi, o evento será substituído pelo ato “Abrace o Rio Jucu”. Será neste domingo (26) na Barra do Jucu em Vila Velha.  

Segundo Thiago, a caminhada contará com trio elétrico e pessoas caracterizadas. “Iremos sair às 8h da pracinha da Barra do Jucu. Quem quiser pode levar um cartaz ou ir caracterizado para o protesto”, afirma.  Mais informações no tel 27 9 8829 2093.

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também