Diretora de escola da Serra é uma das vencedoras do ‘Educador Nota 10’ | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de agosto de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 17 de julho de 2019 às 13:34

Diretora de escola da Serra é uma das vencedoras do ‘Educador Nota 10’

Por Vilson Vieira Jr
[email protected]

Projeto da diretora melhorou a percepção dos alunos e deu bons resultados na aprendizagem. (Foto: Divulgação)

Foi em casa, ao lado da família, que a diretora escolar Juliana Rohsner, da EEEFM Jones José do Nascimento, na Serra, comemorou a vitória no Prêmio Educador Nota 10. O anúncio dos 10 vencedores do concurso foi divulgado ao vivo, em rede nacional, por uma emissora de TV.

A educadora vai ganhar um vale-presente no valor de R$ 15 mil, além de todas as despesas pagas para participar de uma semana de imersão e da cerimônia de premiação, marcadas para setembro, em São Paulo. Lá, Juliana ainda vai concorrer ao título de Educadora do Ano.

“Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. Sempre acreditamos na educação como ferramenta de transformação e estamos felizes em ver que nossos alunos estão alcançando novos sonhos. A comunidade está muito feliz e nos reconhece como uma escola pública de qualidade”, disse ao TEMPO NOVO a Educadora Nota 10.

Juliana conquistou os selecionadores com o projeto ‘Gestando sonhos, alcançando metas!’ quando assumiu a direção da escola Jones, localizada em Central Carapina, bairro de periferia da Serra. A unidade de ensino era considerada uma das mais violentas do Espírito Santo e enfrentava problemas como indisciplina, vandalismo e baixa aprendizagem. 

“Em 2016, quando assumi a direção, a escola era considerada a mais violenta do estado. Tínhamos muitos atos infracionais, e conseguimos, por meio de um trabalho coletivo transformar essa realidade. Reformamos a escola, criamos com os alunos um novo regimento escolar, reduzimos as ocorrências e melhoramos os resultados de aprendizagem”, enumera Juliana, que também é pedagoga.

Também foram fortalecidos os espaços democráticos para envolver os alunos na gestão escolar, como o grêmio estudantil e o conselho escolar. Mas para que esse trabalho desse resultado de fato, foi preciso a união de toda a comunidade escolar envolvida num trabalho colaborativo. 

O ‘Novo Jones’, então – como passou a ser chamada a escola após a iniciativa -, deixou para trás uma realidade de vandalismo, pichações, evasão e violência e se uniu à comunidade e às famílias em busca de novos rumos para uma educação mais humana e de qualidade. “O nosso maior sucesso é ter conseguido mudar  a realidade dos nossos alunos. Hoje, eles gostam de estudar no Jones”, comemora Juliana.

Outros nove educadores do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Santa Catarina e São Paulo foram escolhidos entre quase cinco mil inscritos pela Academia de Selecionadores, que é formada por especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação e formadores de gestores e de professores em suas disciplinas.

Dos 10 projetos campeões, quatro são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental I (sendo um também EJA), três com turmas do Ensino Médio, dois de gestão e outro com o Ensino Fundamental II. As disciplinas são variadas, de Educação Física à Matemática.

Leia mais sobre o projeto desenvolvido por Juliana: Diretora de escola em Central Carapina entre os 50 melhores em prêmio nacional




O que você acha ?

Como você avalia o trabalho da Guarda Municipal da Serra?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por