Dia 3 de dezembro tem Marcha pelo fim da Violência contra a Mulher

0
Dia 3 de dezembro tem Marcha pelo fim da Violência contra a Mulher
A marcha faz parte da programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Foto: Divulgação

Será realizada no dia 3 de dezembro, a partir das 8 horas, a V Marcha pelo Fim da Violência contra a Mulher na Serra.

A marcha faz parte da programação da campanha 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, e vai percorrer as principais ruas da Serra-sede. A concentração será em frente à Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e o encerramento na praça Ponto de Encontro.

Durante o trajeto, serão exibidos faixas e cartazes de apoio a uma cultura da paz nas famílias, acompanhados de carro de som apresentando o cordel de Tião Simpatia (que foi alfabetizado aos 16 anos) sobre a Lei Maria da Penha, banda de congo e muitas outras atividades culturais relacionadas ao tema.

16 Dias de Ativismo

Em 1991, 23 mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Lidership – CWGL) lançaram a campanha dos 16 dias de ativismo. O objetivo era promover o debate e denunciar as várias formas de violência feminina no mundo.

Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Esse é o mote da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A campanha acontece entre duas significativas datas históricas: 25 de novembro, Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Atualmente, 159 países desenvolvem a campanha, conclamando a sociedade e seus governos a tomarem uma atitude frente à violação dos direitos humanos e das mulheres. No Brasil, a campanha começou no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra – para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras.

Comentários