E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Detran-ES identifica 50 veículos clonados com ajuda de cerco inteligente

Compartilhe:
Crédito: Agência Brasil
Compartilhe:

Cinquenta veículos com indicativos de clonagem foram localizados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). O monitoramento especializado começou a ser contabilizado em setembro de 2023.

Somente neste ano, cinco veículos já foram interceptados, incluindo uma motocicleta localizada na última sexta-feira (20), em Cachoeiro de Itapemirim. A estratégia utiliza a inteligência de dados e as câmeras do Cerco Inteligente espalhadas por todo o Estado para cruzar informações e identificar irregularidades em tempo real.

Para dar início ao processo de monitoramento, é necessária uma denúncia do cidadão. Após a inserção da restrição no sistema, a Coordenação de Monitoramento Eletrônico assume o caso, e a placa é monitorada pelas câmeras do Cerco Inteligente. Em seguida, a equipe verifica se as características do veículo que circula (cor, modelo, acessórios) coincidem com as do original. Confirmada a fraude, as forças de segurança são acionadas para a abordagem e apreensão do veículo.

Segundo informações do Detran, há registros de casos resolvidos em menos de 24 horas. Além disso, a ação permite que veículos roubados ou furtados, que foram “maquiados” como clones, sejam recuperados e devolvidos aos seus donos reais.

Se você recebeu uma multa em um local por onde não passou, siga os passos para incluir o indicativo de clonagem no sistema:

·Boletim de Ocorrência: Registre o caso na Polícia Civil.

·Vistoria: Leve o veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).

·Protocolo: Acesse o serviço “Indicativo de Clonagem” no portal do Detran|ES ou agende atendimento presencial em uma Ciretran ou PAV.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também