• CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.593 casos
  • 705 mortes
  • 34.297 curados
29.4 C
Serra
segunda-feira, 25 janeiro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 35.593 casos
  • 705 mortes
  • 34.297 curados

Detran começa a enviar SMS e e-mail com alerta sobre vencimento da CNH

Leia também

Roubo de cabos da OI, em Pitanga, deixa moradores sem internet

Moradores do bairro Pitanga, que fica na região rural da Serra, estão sofrendo com os constantes roubos de cabos...

Findes oferece 9 vagas de emprego para a Grande Vitória e tem oportunidade para professor

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) está com vaga de emprego abertas para a Grande Vitória, Aracruz,...

ES prorroga inscrições dos editais do Funcultura que garantem até R$ 130 mil por projeto

O Governo do Estado prorrogou as inscrições para todos os editais da Cultura 2020 para fevereiro. São 26 editais...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A mensagem enviada para o celular e para o e-mail dos condutores informará sobre quando o documento vencerá e dará orientação sobre o procedimento a ser feito. Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (16), os condutores capixabas passarão a receber mensagens no celular e por e-mail para avisar sobre o vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), da Permissão para Dirigir e do processo de habilitação. A medida inédita implantada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) é mais uma entrega do projeto Detran 100% Digital para aproximar o órgão dos usuários e facilitar o acesso aos serviços.

A mensagem enviada para o celular e para o e-mail dos condutores informará sobre quando o documento vencerá e dará orientação sobre o procedimento a ser feito. Os permissionários receberão a mensagem um dia depois do vencimento e deverão requerer a sua CNH definitiva no site www.detran.es.gov.br. Já os condutores habilitados, serão informados 15 dias antes do vencimento do documento e serão orientados a procurar uma Clínica Médica / Psicológica credenciada para a renovação da habilitação.

Os candidatos à primeira habilitação, que têm o prazo de 12 meses para passar por todas as etapas, também serão informados sobre o processo em três oportunidades: 180 dias, 120 dias e 90 dias antes do vencimento. Esse novo serviço, que não era feito até então, tem o objetivo de alertar o aluno para o prazo do seu processo e orientá-lo a entrar em contato com o Centro de Formação de Condutores (CFC) em que está matriculado caso esteja atrasado.

Dados

Para garantir que o SMS e e-mail sejam recebidos corretamente, o telefone celular e o e-mail dos condutores passarão a ser validados em todos os processos de habilitação. Só após a validação dos contatos, o documento será emitido e enviado ao habilitado.

A expectativa é que o envio da notificação para o celular e e-mail informados pelo cidadão garanta que o condutor receba a mensagem e saiba os procedimentos a serem adotados, já que o órgão percebeu que muitos condutores não recebem as notificações enviadas por correspondência porque não comunicam o Detran|ES em caso de mudança de endereço.

Detran digital

Desde o início do ano, o Detran|ES vem implantando medidas para tornar o órgão cada vez mais digital, oferecendo serviços on-line para os usuários. Os condutores capixabas já podem, desde fevereiro último, atualizar o endereço de sua CNH no site www.detran.es.gov.br sem sair de casa, o que facilita o contato do órgão com os cidadãos.

O Detran|ES também implantou outros serviços digitais, como a realização dos cadastros e atualizações dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de forma totalmente on-line com o objetivo de facilitar e dar cada vez mais agilidade aos processos do órgão, além de promover economia para o Detran/ES e para os credenciados. A digitalização desses processos também representa uma economia de papel e de custos de arquivamento já que eram protocolados uma média de dez processos impressos por dia no Detran|ES.

 

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!