Serra, 19 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de julho de 2018 às 8:56

O desafio das famílias de crianças e adolescentes com as férias de julho


Gislaine tem que deixar os filhos com os avós, em outro bairro, para conseguir ir trabalhar neste período. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Para muitos alunos começa nesta sexta o período de férias, que pode durar de uma semana a um mês, dependendo da rede (municipal, estadual, federal e privada).Isso traz mudanças na rotina das famílias, que enfrentam desafios para cuidar das crianças e adolescentes neste período, especialmente se os responsáveis têm de trabalhar. E também pode resultar em mais gastos.

Os dois filhos de Gislaine Soares Andrade, moradora de Maringá, estudam em escolas municipais e a alternativa é deixá-los com os avós, mas neste período suas contas dobram. “Gastamos o dobro nesta época, tanto na alimentação quanto nas contas de água e luz, pois os meninos ficam em casa com os avós e além deles, ainda tem os colegas que aparecem alguns dias, o que aumenta o consumo”, explica.

Para Michele Silva da Mata Caetano, de Morada de Laranjeiras, o filho de 2,5 anos terá que ficar uns dias longe, por causa do custo. “A creche vai ter duas semanas de recesso e isso vai me quebrar, pois trabalho o dia inteiro. Além do valor integral da creche, tem o gasto com combustível, poisterei que levá-lo para minha mãe, em Vista da Serra. Para economizar, ficarei alguns dias sem vê-lo”, lamenta.

Na casa de Renata Novaes, em Laranjeiras, o casal precisou se organizare tirar férias junto com os gêmeos de nove anos. “Este ano tiramos férias intercaladas para ficarmos com eles nos 15 dias: eu fico uma semana, meu marido a outra.Mesmo assim o custo aumenta, pois além do consumo com água, luz e alimentação crescerem também, precisamos passear mais, pois não dá para ficar 15 dias sem sair com os dois. Mas em outros anos o custo foi maior em colônias de férias: 50% da mensalidade na escola e são dois. Além disso, não há colônias de férias para o dia todo e a maioria delas fica em Vitória”, analisa.

Mais de 60 mil em recesso na rede municipal

Nas escolas estaduais e municipaisas férias são de 14 a 22 de julho.Só na rede municipal, 64.408 alunos e 3.810 professores terão férias de 14 a 22 de julho. A Serra tem 67 escolas municipais com 43.867 alunos e 69 creches com 20.541 crianças.

Na rede estadual, são 500 escolas, 260 mil estudantes e 20 mil professores ficam em casa, mas a assessoria não especificou os números da Serra.

O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe) também foi acionado para saber os dados das escolas privadas na Serra, mas não retornou.  De acordo com o site escolas.inf.br são 91 instituições privadas no município.




O que você acha ?

Como você avalia o primeiro semestre do governo Audifax?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por