Defesa Civil emite alerta para risco de alagamento e deslizamento na Serra

0
Defesa Civil emite alerta para risco de alagamento e deslizamento na Serra
Defesa Civil está em atenção Foto: Gabriel Almeida / Arquivo TN

A Defesa Civil da Serra emitiu na madrugada desta terça-feira (1º), um alerta para risco de deslizamentos e alagamentos por conta das chuvas que vem atingindo o Espírito Santo desde o último final de semana. Na Serra, ainda não foi registrada nenhuma ocorrência deste tipo, mas equipes do órgão estão em atenção, pois segundo eles, há risco.

O TEMPO NOVO conversou com o coordenador da Defesa Civil do Município, Coronel Antônio Carlos Coutinho. De acordo com ele, o alerta foi emitido em várias cidades do Estado e tem como objetivo alertar os moradores que possuem casas em áreas de risco. Ainda segundo o coronel, três equipes da Defesa Civil estão em atenção para atender qualquer ocorrência do tipo.

“A partir do momento que esse alerta foi emitido, nós estamos acompanhando a situação. Estamos em atenção. Normalmente é apenas uma equipe que fica no plantão, mas com esse alerta, temos três preparadas para atender qualquer problema causado por chuva na Serra”, afirmou Coutinho que ainda disse que não houve nenhuma ocorrência de alagamento ou deslizamento de ribanceira no município.

Ainda segundo o Coronel, as comunidades de José de Anchieta I, II e III, Jardim Carapina, Serra Dourada, Vista da Serra I, e a região de Nova Almeida.

Cratera se abre novamente na Serra

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, na madrugada desta terça-feira, uma cratera gigante se abriu novamente na Avenida das Acácias, em Colina de Laranjeiras. Essa é a terceira vez que o buraco surge no meio da avenida que fica em frente à construção do Hospital Materno Infantil. Um carro que estava passando pelo local caiu dentro da cratera e duas pessoas ficaram feridas com o acidente.

Plantão da Defesa Civil 

Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Instituto emite aviso de atenção

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) emitiu aviso de atenção, quando há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas.

O alerta é para diversas regiões da Bahia e para no Espírito Santo para as cidades de Serra, Cariacica, Conceição da Barra, Itaúnas, Nova Almeida, Santa Cruz, São Mateus, Vila Velha e Vitória.

Segundo o Instituto, a terça-feira será de tempo instável e chuvas intercaladas com curtos períodos de melhoria. A persistência da condição de chuva ao longo do dia acarretará em acumulados elevados ao final do período.

Climatempo também prevê chuva

Segundo Climatempo a previsão para hoje (1), é de 20°C a temperatura mínima e 25°C a máxima, podendo chover 19 milímetros. O Instituto também diz que o tempo deverá ficar úmido e com muitas nuvens e condições para chuva a qualquer hora, mas em geral de fraca intensidade.

De acordo com o Climatempo, o ar úmido persiste sobre o estado porque ventos marítimos se intensificaram após a passagem de uma frente fria. A umidade tende a diminuir a partir de quarta-feira, quando os períodos com sol já serão maiores e a temperatura entra em elevação.

Comentários