24.7 C
Serra
sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Defesa Civil em alerta com previsão de mais chuva nesta sexta

Leia também

Chuvas | Serra antecipa limpeza de bueiros e valas

Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o mar e avançaram para o Espírito Santo espalhando nuvens carregadas sobre algumas...

Cinquenta voluntários da Serra vão ajudar na limpeza de Iconha

Muitas doações de produtos de limpeza, alimentos e roupas estão chegando ao município de Iconha, devastado por chuvas que...

Morador pede bueiros em ruas de Portal de Jacaraípe – Confira no ‘Pronto, Flagrei’

Morador do bairro Portal de Jacaraípe, Cleiton Luiz, reclama da ausência de bueiros em diversas ruas da comunidade. Segundo ele,...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Pedestres tentando se proteger do aguaçeiro na avenida Central, em Laranjeiras, ontem (8). Em alguns pontos da cidade já havia chovido quase 80mm. Foto: Ana Paula Bonelli

A forte chuva que atingia a Serra e o restante do ES até o início da noite de ontem (08) deve seguir nesta sexta-feira (09).  Inclusive o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo por conta da chuva para 71 municípios capixabas. O aviso meteorológico tem validade durante até a tarde desta sexta-feira (9), podendo sofrer alterações. A Serra é uma das cidades incluídas e a Defesa Civil do município está em alerta.

Em entrevista concedida ao TN às 18h de ontem, o coordenador da Defesa Civil da Serra, Antônio Carlos Coutinho, disse que até aquele momento não havia registros de deslizamentos ou alagamento de residências.  “Nós circulamos a cidade e não tivemos nenhum registro de alagamentos e casas sendo alagadas. Também monitoramos as encostas e todas se encontram estáveis e não é necessário nenhum alerta urgente”, explica Antônio.

O coordenador disse que não havia nenhuma família desalojada até o final da tarde desta quinta-feira (08) e que havia alguns acúmulos de água em vias como na BR-101. “Não temos nenhum desalojado ou desabrigado na cidade. Na maior parte das vias do município não teve grandes pontos de alagamentos. Houve apenas alguns acúmulos de água, mas que escoou rápido”, afirma.

Antônio acrescenta que diferente de outras cidades do ES, a Serra não registrou problemas maiores com as chuvas do início da semana. Na noite de ontem, através do WhatsApp, Tempo Novo recebeu fotos e vídeos de alagamentos em Jardim Limoeiro e na BR-101, no trecho próximo a José de Anchieta e Laranjeiras Velha.

O coordenador pede à população que, em caso de situação de perigo iminente, entre em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), foram registrados 79 mm de chuva em Cidade Continental, 75 mm em Novo Horizonte e 73 em Carapina Grande nas últimas 96 horas.

Na Grande Vitória, foram registrados pontos de alagamento em Vila Velha, Cariacica e Vitória. No início da semana, cinco casas foram interditadas no morro do Jaburu, em Vitória, e um muro cedeu. Em Cariacica, uma pedra de grande porte se soltou no Morro do Anil, atingiu um galpão e feriu duas pessoas ficam feridas na tarde de ontem.

Encontro de duas frentes frias é a causa de tanta água

Após a chegada de duas frentes frias, a semana está sendo bastante chuva no Espírito Santo e a previsão é que o tempo continue chuvoso até a próxima segunda-feira (12). De acordo com o instituto Climatempo, grandes áreas de instabilidade associadas à frente fria e ao fluxo de umidade vindo do interior do país se intensificaram e se espalharam pelo Espírito Santo durante a quinta-feira (8).

Estas instabilidades devem permanecer ativas durante esta sexta-feira, com acumulados podendo variar entre 100 e 150 mm em muitas localidades, inclusive na Grande Vitória. O Climatempo alerta ainda que os capixabas devem ficar atentos já que há risco de alagamentos, cheia de córregos e rios, além de deslizamento de terra e queda de barreira em trechos de encosta.

Durante o final de semana, vão ocorrer alguns períodos de sol, mas devido à quantidade de nuvens em todo o Estado, devem acontecer pancadas de chuva a qualquer hora do dia e podem ser fortes.

Na Serra, a Defesa Civil atende pelos telefones 3338-1756 (das 12 às 18 horas), 199 (plantão 24 horas). Os telefones 99938-9500 e 99949-8612 também atendem em plantão.

Comentários

Mais notícias

Cinquenta voluntários da Serra vão ajudar na limpeza de Iconha

Muitas doações de produtos de limpeza, alimentos e roupas estão chegando ao município de Iconha, devastado por chuvas que atingiram o sul do Espírito...

Morador pede bueiros em ruas de Portal de Jacaraípe – Confira no ‘Pronto, Flagrei’

Morador do bairro Portal de Jacaraípe, Cleiton Luiz, reclama da ausência de bueiros em diversas ruas da comunidade. Segundo ele, basta chover um pouco mais...

Pague 26 e leve 23 | Confira a coluna Nó da Gravata desta sexta (24)

Pague 26 e leve 23 Após os vereadores de oposição colocarem o ‘pé na porta’ contra a posse do suplente de vereador Fábio Latino (PSB),...

A Serra tem meio milhão de incapazes? Leia a opinião do TN

Quando o chefe dos índios temiminós Maracajá-guaçu e o padre jesuíta Brás Lourenço, em 1556, fundaram a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem