Curso de Patrulhamento Ambiental capacita 15 agentes da Guarda Municipal

O curso tem início nesta segunda-feira (25) e segue até sexta-feira (29)
Compartilhe:
A Guarda Municipal está em atividade na Serra desde fevereiro. Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (25) o Curso de Patrulhamento Ostensivo Ambiental Básico, que vai capacitar 15 guardas civis municipais e cinco fiscais de meio ambiente da Prefeitura da Serra. O curso será oferecido pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e segue até sexta-feira (29).

A grade curricular da capacitação envolve conteúdos teóricos e práticos como Crimes Relativos à Flora, Legislação Aplicada à Proteção da Fauna, Noções Básicas do Uso do GPS, Cubagem de Madeira e Fiscalização Remota, como Softwares Gratuitos de SIG e Suas Aplicações.
No último dia do curso será realizado o estágio operacional, seguido de uma atividade prática avaliativa. Além dos servidores da prefeitura, participam também 20 policiais militares.

O curso terá atividades matutinas e vespertinas e será ministrado no auditório da APA Lagoa de Jacuném, em Barcelona. O local vai abrigar as instalações do Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal, a nova sede do BPMA e instalações da fiscalização de meio ambiente.

Entre as atribuições do grupamento estão, inclusive, o apoio às atividades da Defesa Civil e participação em atividades e campanhas educativas voltadas ao meio ambiente.

“A formação do Grupamento Ambiental vem ao encontro da missão da Guarda Civil Municipal, que é promover a ordem pública, que para existir necessita da salubridade pública, fator intimamente ligado à preservação do meio ambiente”, destaca o secretário de Defesa Social da Serra, Jailson Miranda.

Picture of Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também