Serra, 20 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 9 de dezembro de 2016 às 9:42

Crise afeta até cardápio da merenda nas escolas e creches municipais


A prefeitura diz que cortou apenas pão e biscoitos para controlar e prevenir diabetes, mas pais e profissionais reclamam. Foto: Divulgação Agência Brasil

Ana Paula Bonelli

O cardápio da merenda escolar nas creches e nas escolas de ensino fundamental da rede municipal da Serra tem sido alvo de reclamação de pais de alunos, que denunciam a redução da variedade de alimento e também da quantidade. 

Um pai de aluno da escola Sônia Regina Gomes Resende e Franco, de Serra Dourada II, que não quis se identificar, disse que há alguns dias chegou a ser servido apenas feijão e arroz. “E tudo de forma bem racionada. No dia 29 de novembro, serviram arroz e feijão somente. Em outros dias tinha ovo. Verdura, suco e legumes não mandam mais. Nesta semana já voltaram com a carne, mas é somente isso, um cardápio bem simples, sem diversificação nenhuma”, destaca.

No Cmei Serra Dourada II a situação se repete. “Desde junho deste ano o cardápio já não é mais divulgado. Perguntei sobre alimentação e ninguém soube me informar. Fruta veio somente esta semana porque denunciamos na imprensa. Mas a merenda tem sido simplória”, denuncia a mãe de uma aluna, que não quis se identificar.

Outra mãe que pediu para não ter a identidade revelada, conta que na creche do setor Oceania, em Cidade Continental, a merenda tem sido racionada. “No café da manhã, só estão servindo meio copo de leite ou meio copo de iogurte e na merenda muitas vezes somente o básico, arroz e feijão. Esses dias fizeram uma sopa de feijão que dava para contar os grãos, no outro, fizeram apenas um angu de fubá”, relata.

Na Escola Amélia Loureiro Barroso, em Enseada de Jacaraípe, a situação se repete. “Até uns meses atrás, sempre havia uma fruta ou um copo de suco e uma salada, agora nem salada mais. Há muito tempo a carne é de porco, quando varia é frango. Até feijão tropeiro tinha, agora é no máximo uma farofa de feijão”, relata, sob a condição do anonimato, uma professora da instituição.

O tema também tem dominado as últimas sessões da Câmara de Vereadores, quando diversos parlamentares se pronunciaram informando denúncias de falta de merenda nas escolas, o que estaria levando as direções das unidades a liberar alunos mais cedo.

Prefeitura disse que cortou comida nociva a diabéticos e hipertensos

A subsecretaria de Gestão Administrativa e Recursos Humanos da Prefeitura da Serra, Maria da Conceição Castro de Martins Barros, disse que não existe racionamento de merenda na rede municipal de ensino, mas admite que o cardápio sofreu mudanças.

“Não está faltando nada. As entregas são feitas semanalmente para garantir a qualidade dos produtos, pois nossos depósitos são pequenos e não possuem ventilação adequada para suportar muitos dias de abastecimento, com isso evitamos o desperdício. O que os pais podem estar sentindo é a falta do pão, do biscoito, que são chamadas as calorias vazias, e estamos fazendo isso porque temos crianças com diabetes, com obesidade e hipertensão. Estas ações vêm como forma de prevenir estes problemas. Estamos fazendo adequação no cardápio que será estendida para o ano que vem, uma nova formulação de forma a atender as exigências do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”.

Maria acrescentou ainda que todas as quintas e sextas-feiras são entregues os produtos estocáveis, que são alimentos não perecíveis, como arroz, feijão e macarrão. Já as frutas, verduras e temperos são entregues de segunda a quarta. “Em dezembro a frequência de alunos diminui e então mandamos semanalmente a merenda de acordo com o número de estudantes e crianças de cada instituição de ensino”.




O que você acha ?

Como você avalia o primeiro semestre do governo Audifax?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por