Creche de Laranjeiras aborda história da Serra com crianças | Portal Tempo Novo

Serra, 23 de abril de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 11 de dezembro de 2018 às 5:00

Creche de Laranjeiras aborda história da Serra com crianças


Durante as encenações, foram realizadas apresentações ao som do congo, capoeira e ainda teve a puxada do navio Palermo e a fincada do mastro. Foto: Divulgação

O Cmei Luciano de Souza Rangel, que fica em Parque Residencial Laranjeiras, realizou uma atividade onde abordou juntamente com os alunos a história da Serra. O projeto “Serra nossa terra, Serra nossa história” aconteceu no mês de novembro e contou com encenações da Insurreição de Queimado e a Festa de São Benedito.

O projeto que tem como objetivo resgatar e valorizar a história do município serrano foi idealizado pelas professoras de Zélia Sonegheti (Arte) e Ana Paula Endlichcom (Educação Física). O evento que aconteceu no último dia 30 contou com a presença das crianças e os familiares, que se divertiram e se emocionaram com as apresentações.

Durante as encenações, foram realizadas apresentações ao som do congo, capoeira e ainda teve a puxada do navio Palermo e a fincada do mastro.

Sobre o Queimado

A Insurreição do Queimado é considerada por especialistas como o principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo. Em 19 de março de 1849, houve a revolta de escravos por causa de uma promessa não concretizada de liberdade, feita pelo frei italiano Gregório José Maria de Bene aos escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito da Serra. Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram desta rebelião capitaneada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos.

A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Eliziário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, ele nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município e a estrada de acesso a Queimado.

Sobre São Benedito

A origem da Festa de São Benedito, contada pelos mais antigos, se dá a partir de um naufrágio de um navio negreiro na costa capixaba. A lenda seria de que os náufragos pediram proteção a São Benedito e se agarraram ao mastro da embarcação, que acabou trazendo-os à terra firme. Os tripulantes em gratidão fizeram a promessa de todo ano homenagear o santo pela graça obtida.




O que você acha ?

Você é a favor do Escola sem Partido?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por