[secondary_title]

Consultor da Viminas cita cuidados para manter o boxe seguro

- PUBLICIDADE-
Os cuidados começam na escolha do vidro e na instalação do boxe. Foto: Divulgação

Você costuma dar uma atenção especial ao boxe de vidro do seu banheiro? Ter esse hábito é importante, afinal, a manutenção e a conservação dele são essenciais para garantir a segurança na hora do banho. É preciso observar uma série de detalhes, a fim de evitar acidentes.

Os cuidados começam na escolha do vidro e na instalação do boxe. Depois, na rotina de uso, é recomendado que, anualmente, a estrutura seja monitorada por um vidraceiro.

O consultor técnico da Viminas Vidros Especiais, Luiz Cláudio Rezende, explica que devem ser usados em boxes vidros temperados, que são até cinco vezes mais resistentes do que o vidro comum, e vidros laminados, que possuem uma película e, em caso de quebra, impedem que os pedaços se soltem.

“É importante verificar com o vidraceiro qual é o fornecedor, para se certificar da qualidade do vidro. O temperado tem o logotipo da fabricante, que é fundido a ele no processo de têmpera. Com o logotipo, com certeza é temperado. Sem o logotipo, pode ser temperado ou não”, comentou.

Na hora da instalação, é necessário observar, por exemplo, se os vidros estão em contato com alguma parte de metal, como o alumínio e os parafusos ou outras superfícies, como a parede ou o piso. Se houver esse contato, o vidro fica exposto a um impacto que, por ser frequente, pode ocasionar a quebra. Nem o puxador da porta deve ficar em contato direto com o vidro.

“A maior parte dos incidentes com boxes acontece por falhas na estrutura e por desgastes das peças, que acabam expondo o vidro a condições que o levam à quebra. O vidro não envelhece ou se desgasta com o tempo, porém as peças e os acessórios utilizados para instalá-lo sofrem desgaste, colocando o conjunto em risco”, afirmou Luiz Cláudio.

Muita gente fala de choque térmico, atribuindo a quebra do vidro às altas temperaturas do banho. Isso é um mito, segundo o especialista.

“Mesmo que o banheiro esteja muito frio e a água do chuveiro esteja muito quente, não vai acontecer quebra por isso. O vidro temperado suporta uma diferença de temperatura da face interna para a externa por volta de 250°C. Logo, choque térmico não quebra boxe”, explicou.

É importante saber!

– O puxador do boxe não pode encostar na parte fixa do vidro.

– O parafuso do puxador não pode encostar no furo do vidro da porta.

– Os batedores, inferior e superior, devem funcionar como um freio, evitando que a porta bata ou sofra impacto ao ser fechada.

– O trilho superior, aquela capa de alumínio, deve ser parafusado ou rebitado. Caso contrário, a porta de vidro fica solta, podendo cair junto com o trilho.

– Se a porta raspa ou pesa na hora de abrir e de fechar, pode ser que o boxe esteja fora de nível ou de prumo.

Fique atento!

– Certifique-se de que o fornecedor do vidro é de confiança. Em boxes, devem ser usados vidros temperados ou laminados.

– Vidros com lascas nas bordas devem ser substituídos.

– A falta de qualquer parafuso ou rebite, necessário para a instalação, compromete a segurança do boxe.

– A guia danificada, frouxa ou apertada pode provocar a quebra do vidro.

– Não pode haver contato entre o vidro e qualquer superfície rígida, seja o próprio perfil de alumínio ou parafusos, piso e parede, por exemplo.

– Deve haver vedação para evitar o contato do vidro com as peças de alumínio.

– O puxador da porta não deve ter contato direto com o vidro.

– O alumínio que recebe a porta precisa ter uma borracha em cima e embaixo, para que a porta não fique batendo dentro do perfil.

– Portas abrindo ou fechando com dificuldade são um sinal de alerta.

Homem de 34 anos morre após bater carro na traseira de ônibus do Transcol na Serra

Ricardo Gomes, mecânico e fisiculturista de 34 anos, morreu após seu carro, um Fiat Punto, colidir com a traseira de um ônibus do Sistema...

A explicação do que significa Audifax e Vidigal descontraídos e juntos em cima do palco

Na noite da última quarta-feira (21), o Jornal Tempo Novo celebrou seus 40º aniversário e lançou o livro "Serra: a história de uma cidade",...

Alimentação de tartarugas é destaque em evento do projeto Tamar neste domingo

Neste domingo (25), o Projeto Tamar, em Vitória, abre suas portas para um evento especial de conscientização e interação com a natureza, que acontecerá...

Voluntários promovem ação de limpeza e educação ambiental em Costa Bela

Neste sábado (24) vai ter ação de limpeza nas areias da praia de Costa Bela, na Serra. A atividade começa às 8h30 e quem...

Evento na Serra terá consulta com oftalmologista gratuita neste sábado

Neste sábado (24) o bairro Balneário Carapebus vai receber a primeira edição deste ano do Serra + Cidadã. O mutirão de serviços será realizado...

Serra é a quarta cidade do Brasil onde mais choveu em 24 horas

A Serra foi a quarta cidade onde mais choveu no Brasil em um intervalo de 24 horas. O levantamento foi divulgado pelo Climatempo —...