smobile
[secondary_title]

Construção civil defende plano diretor unificado para a Grande Vitória

- PUBLICIDADE-
Foto: divulgação

Pensar a Região Metropolitana da Grande Vitória unificadamente é a proposta feita pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Douglas Vaz. Durante a solenidade de posse da diretoria para a gestão 2025/2028, para a qual Vaz foi reeleito, o presidente afirmou ser necessário retomar a discussão da Região Metropolitana e padronizar códigos de obras e um Plano Diretor Municipal (PDM) unificado para os municípios.

“A mobilidade urbana segue nos desafiando. Vamos pensar juntos, alternativas viárias mais eficientes e seguras para pedestres, ciclistas e motoristas”, disse Vaz.

Na opinião do presidente do Sinduscon-ES, essa década será um marco no desenvolvimento da infraestrutura logística do Espírito Santo, com a construção de rodovias, ferrovias, portos e armazéns.

“Vamos presenciar uma demanda crescente por moradias nos próximos anos, principalmente no Litoral Norte e no Litoral Sul do Espírito Santo. O empreendedor vai precisar ocupar novas áreas. Precisamos nos antecipar a esse movimento de forma a contribuir para um crescimento ordenado, que tenha garantia de oferta de água, tratamento de esgoto, energia, saúde e educação, com equilíbrio ambiental.”

Vaz também falou sobre o desafio que é adequar as empresas à geração Z, tanto no desenvolvimento de novos produtos para atender a essa nova demanda quanto na forma de absorver essa mão de obra.

“A construção civil caminha para tornar seu processo construtivo cada vez mais industrializado. A inovação faz parte do dia a dia das nossas empresas”, disse o presidente do Sinduscon-ES.

Para os próximos três anos, Douglas Vaz disse que o Sinduscon-ES vai dar continuidade ao trabalho de manter o diálogo com os entes públicos e privados. “Vamos fortalecer nossa parceria enquanto cadeia produtiva com a união de todos os 14 sindicatos na Câmara Setorial da Indústria, buscando melhorar nossa produtividade e competitividade”.

ES Construção Brasil 2025

Na ocasião da posse, o Sinduscon-ES apresentou a edição 2025 da ES Construção Brasil, evento que evidencia a importância da cadeia da construção para o desenvolvimento econômico do Espírito Santo.

Após uma edição de sucesso em 2024, a ES Construção Brasil 2025 acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de julho, no Pavilhão de Carapina. Realizada pelo Sinduscon-ES, a feira deve reunir 150 expositores, entre empresas de máquinas e equipamentos, serviços e do mercado imobiliário.

Com entrada e estacionamento gratuitos, a feira terá 30 horas de conteúdo especializado sobre tecnologia e boas práticas na construção, além de destacar as práticas ESG no setor, com estratégias que podem reduzir o impacto ambiental e preparar o segmento para as demandas atuais. A expectativa da organização é receber 18 mil visitantes ao longo dos três dias.

Governador presente

Presente na solenidade, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, citou o investimento feito pelo governo do Estado em infraestrutura. “Quando retornei ao governo, em 2019, o Estado investiu R$ 1 bilhão em infraestrutura. Em 2024, nós investimos R$ 4,2 bilhões com a mesma equipe de governo”.

Casagrande destacou obras como a do contorno de Jacaraípe, que está em fase de finalização, e início de outra obra rodoviária que vai ligar Nova Almeida à ponte do Rio Piraqueaçu, ampliando as vias de acesso à área portuária de Aracruz.

O vice-governador Ricardo Ferraço também falou sobre a importância da construção civil como setor com alta empregabilidade. “O emprego é a melhor política social que a gente pode colocar de pé”.

A solenidade de posse da nova diretoria do Sinduscon-ES aconteceu na manhã desta quarta-feira (02), no Sheraton Vitória, e contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias, Paulo Baraona, do vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Aristóteles Passos Costa Neto, da vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, de autoridades e empresários da construção.

Fim de semana de Páscoa na Serra será de calor e pancadas de chuva rápidas

O fim de semana de Páscoa na Serra, na Grande Vitória, será de temperaturas elevadas e tempo instável, com sol predominando entre nuvens e...

Sábado da Aleluia pode comer carne? Veja o que diz a Igreja Católica

Essa é uma das dúvidas mais comuns durante a Semana Santa: é permitido comer carne no Sábado de Aleluia? A resposta, segundo a tradição católica, é sim — não há...

Diretor do IJSN é homenageado com comenda Hércules Silveira

O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, recebeu, nesta quinta-feira (17), a Comenda Hércules Silveira, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido...

Menos de 72h depois, nova apreensão de drogas é realizada em Vila Nova de Colares

Menos de 72 horas após uma grande apreensão de drogas no bairro Vila Nova de Colares, na Serra, uma nova ação policial resultou na...

Chuvas adiam encenação da Paixão de Cristo na Serra para dia 26

Anteriormente marca para esta sexta-feira (18), um dos espetáculos mais tradicionais da Serra, a Encenação da Vida e Paixão de Cristo foi adiada para...

Mais de 13 mil atendimentos realizados por mês em UPAs da Serra em 2025

Somente nos primeiros meses deste ano, as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Serra realizaram, em média, mais de 13 mil atendimentos por...

Vereador quer o fim dos cigarros eletrônicos na Serra

O uso de dispositivos eletrônicos para fumar, como cigarros, vaporizadores e vapes, pods e outros em parques, praças e ambientes fechados de uso coletivo,...

Sindicato repudia escolas cívico-militares na Serra

Após vereadores aprovarem o Projeto Indicativo que propõe a criação e transformação de escolas da rede municipal em unidades cívico-militares, o Sindicato dos Profissionais...

Abril Lilás: câncer de testículo tem mais de 95% de chances de cura quando diagnosticado precocemente

A campanha Abril Lilás mobiliza instituições de saúde e a sociedade civil para conscientizar a população masculina sobre o câncer de testículo, uma doença...
...