Comunidade de Carapebus cobra solução contra poluição por esgoto em praia e lagoas | Portal Tempo Novo

Serra, 22 de julho de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 4 de janeiro de 2019 às 9:05

Comunidade de Carapebus cobra solução contra poluição por esgoto em praia e lagoas

Por Gabriel Almeida
[email protected]

Moradores mostram ponto de vazamento de esgoto da rede da Cesan/Ambiental Serra caindo na lago do Baú. Foto: Arquivo TN/Fábio Barcelos

A comunidade de Praia de Carapebus está reivindicando uma solução definitiva para o transbordamento de esgoto da rede da Cesan/ Ambiental Serra que acaba atingindo as areias da praia local e também das lagoas. O problema foi denunciado pelo Tempo Novo no dia 6 de dezembro do ano passado, mas segundo liderança comunitária da região, a situação ainda não foi resolvida.

Anderson Soares Muniz, presidente da Associação de Moradores, reclama da situação que atinge as areias da praia no ponto próximo aos quiosques e ao acesso à Praia Mole. Segundo ele, a Cesan / Ambiental Serra está realizando um paliativo, o que está diminuindo o transtorno, mas até agora não foi apresentada uma solução definitiva para a comunidade.

O presidente explicou que após a ação paliativa, que consiste no envio de caminhão sugador a cada dois dias, o esgoto já não está mais atingindo a areia da praia. “Porém, fica o temor de que a qualquer momento vaze de novo”, aponta.

Anderson diz que o problema está na demora para a conclusão das redes e elevatórias para coletar esgoto na região, uma vez que muitos moradores que possuíam fossa ligaram o esgoto a essas redes sem que estivessem prontas. “Além de vazamento na praia, isso direcionou muito esgoto para as lagoas Baú e Carapebus, que ficaram mais poluídas”, aponta.

Quando foi anunciada a última etapa das obras de esgotamento da região, o prazo era para que fossem entregues em julho de 2018, segundo a Prefeitura da Serra e Governo do Estado. O prazo foi informado em solenidade realizada na região em 22 de fevereiro de 2017 com a presença do prefeito Audifax Barcelos (Rede) e do então vice-governador César Colnago (PSDB). 

Em nota, a assessoria de imprensa da Cesan disse que para evitar os extravasamentos, um caminhão sugador está sendo encaminhado de dois em dois dias para coletar o esgoto na região e encaminhá-lo à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Manguinhos.

Ressaltou ainda a importância que os moradores aguardem a conclusão das obras, onde ainda não foram finalizadas para interligar seus imóveis à rede da Companhia. Disse ainda que as próprias lideranças comunitárias têm ajudado a orientar os moradores sobre a ligação correta à rede para não poluir o meio ambiente.

Por fim, a Cesan disse que as elevatórias menores ainda serão implantadas e já estão com as obras em andamento e a conclusão está prevista para o primeiro trimestre de 2019. As praias e lagoas de Carapebus fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual de Praia Mole.




O que você acha ?

Como você avalia os 6 primeiros meses de Contarato no Senado?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por