[secondary_title]

Como vai o seu cérebro?

- PUBLICIDADE-
O treinamento é feito por módulos semestrais ou anuais que acontecem uma vez por semana, durante duas horas. Foto: Divulgação

Você sente dificuldades para aprender coisas novas? Tem lapsos de memória, falta de foco ou  baixa produtividade? Estes são alguns sintomas comuns que nos sinalizam a necessidade de rever nossa maneira de lidar com nosso cérebro.

Os avanços da Neurociência nos indicam caminhos diferentes do que trilhamos até agora, essenciais para mantermos a saúde mental e a nossa capacidade cognitiva (capacidade de aprender) em alta.

A plasticidade cerebral, uma das contribuições mais relevantes desta nova ciência, é a capacidade que o nosso cérebro tem de adaptar-se às mudanças, aprender sempre e de se modificar quando um novo aprendizado se consolida. Um cérebro estimulado amplia suas conexões neurais – as sinapses. Estas redes neurais se constroem e se redesenham continuamente quando estimuladas adequadamente; aumentando nossa reserva cognitiva e nossa produtividade.

Essa é a proposta de Eric Richard Kandel, psiquiatra e neurocientista, ganhador do Prêmio Nobel em Fisiologia e Medicina em 2000: estimular nosso cérebro a novos movimentos, variedades e grau de dificuldades crescentes para ampliar a nossa capacidade de processamento.

Larry Katz, autor do livro “Mantenha seu Cérebro Vivo”, criou a “neuróbica” ou ginástica do cérebro como proposta de criar maneiras diferentes de se fazer algo. O estímulo de uma função melhora outras funções, ou seja, facilitar a aprendizagem de uma habilidade favorece o desenvolvimento de outras áreas ainda não consolidadas. Para que a aprendizagem ocorra, é necessário: atenção, foco no objeto de estudo e desejo de superar aquele desafio proposto pela ação de aprender algo novo.

Segundo o neuropsicólogo espanhol J. A. Portellano, “A aprendizagem é a nossa capacidade de adquirir novas informações e a memória é a capacidade de reter as informações aprendidas”. Quando aliamos a aprendizagem a contextos adequados, lúdicos e desafiadores, proporcionamos uma experiência positiva para o nosso cérebro. Este tipo de atividade que o cérebro gosta de repetir constantemente, favorece a liberação do hormônio dopamina, um neurotransmissor que estimula o rendimento da área pré-frontal, responsável pelo processo de atenção e, consequentemente, melhora aprendizagem e o processo criativo.

Desenvolver e potencializar a capacidade cognitiva e emocional das pessoas, é o objetivo da Ginástica do Cérebro, que no Espírito Santo possui unidade em Parque Residencial Laranjeiras – Serra. A empresa tem unidades também em outros estados como Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, entre outros.

A finalidade do programa, que é desenvolvido por eles desde maio do ano passado, é melhorar e desenvolver habilidades como raciocínio lógico matemático, concentração, memória, atenção, coordenação motora e velocidade de raciocínio, entre outras habilidades.

As atividades realizadas pelos alunos da Ginástica do Cérebro contribuem para uma melhora significativa no rendimento escolar, reduz o estresse, aumenta a atenção e concentração, desenvolve a segurança emocional, a capacidade de aprender, ativa a memória e atua na prevenção de doenças como Alzheimer e Parkinson.

À frente dos treinamentos estão profissionais com experiência nas áreas de educação e psicologia.

O treinamento é feito por módulos semestrais ou anuais que acontecem uma vez por semana, durante duas horas.  As turmas possuem até oito alunos, que são atendidos de forma individualizada, de acordo com a capacidade cognitiva e a faixa etária.

Segundo Marcelo Almeida, responsável pela unidade capixaba as atividades são desenvolvidas por meio de atividades lúdicas.

Para crianças, por exemplo, ajuda na apropriação das habilidades necessárias para desenvolver o processo de leitura e escrita sem dificuldades.  “Além de trabalhar vários aspectos da inteligência emocional como a capacidade de lidar com a vitória e a derrota, vivenciada nos jogos de tabuleiro”, destaca.

Já em jovens e adultos, os exercícios de ativação cognitiva melhora a capacidade de concentração, foco, velocidade de raciocínio, identificação de suas forças e fraquezas dentre outras habilidades. “Promove também uma descarga do estresse causada pelas pressões da vida cotidiana”, afirma.

O programa também pode ser aplicado em idosos, que tem sua reserva cognitiva reduzida pelo processo de envelhecimento. Neste caso, segundo Andréa B. R. Almeida, Diretora Pedagógica, as atividades fortalecem as conexões neurais, através da ativação de diferentes áreas do cérebro. “Torna-os mais ativos, participativos e menos propensos as doenças neurodegenerativas. Funciona também como forma de interação social, fora do ambiente familiar, melhorando a autoconfiança, a autorrealização e muitas vezes devolvendo a eles a alegria de viver”.

Andréa disse ainda que as habilidades são fomentadas de forma orientada e possibilita aos alunos se apropriarem de aspectos importantes para consolidar o sucesso nas mais diversas atividades de sua vida estudantil, profissional e pessoal. Estes exercícios estimulam o cérebro melhorando, quantitativamente e qualitativamente, a sua capacidade de processamento e a sua reserva cognitiva”, conta.

Quem quiser conhecer a Ginástica do Cérebro fica em Laranjeiras, no Edifício Ative, na Avenida Eldes Scherrer Souza, 975 – sala 1115, O telefone de contato é o (27) 3086-0636 ou 99312-1812. O site é o www.ginasticacerebro.com.br. A aula demonstrativa é gratuita.

Informe Publicitário

...

Homem é morto a pauladas e mulher fica ferida em praça da Serra

Um homem de 29 anos perdeu a vida e sua esposa de 39 anos sofreu ferimentos após serem agredidos a pauladas em uma praça...

Deck 16 terá aulão de forró e quase 10 horas de arrastapé em Jacaraípe

A galera que se amarra num arrastapé tem encontro marcado no dia 11 de maio, em Jacaraípe, na Serra. O tradicional Forró Deck 16 vai...

Segunda etapa do Circuito Capixaba de Tênis de Mesa será na Serra

Neste sábado (27), o Ginásio Poliesportivo da Serra Sede será palco da segunda competição do Circuito Capixaba de Tênis de Mesa, um evento que...

Multivix promove ação especial na Serra para conscientização sobre o autismo

Neste sábado (27) vai acontecer na Serra uma ação especial em alusão ao Abril Azul – mês de conscientização sobre o autismo. O evento...

Dire Straits Legacy promete emocionar em turnê que chega a Vitória

O reencontro entre Dire Straits Legacy e os fãs capixabas será nesta quinta-feira (25). A banda britânica Dire Straits Legacy desembarca em Vitória, no...

Xande de Pilares apresenta turnê “Esse Menino Sou Eu” na Chácara Flora no sábado

O cantor Xande de Pilares desembarca na Serra neste sábado (27), a partir das 18 horas, com a turnê “Esse Menino Sou Eu”, na...

Alerta! Cesan anuncia falta de água em bairros da Serra para manutenção de emergência

A Cesan anunciou que alguns bairros da Serra estão sem abastecimento de água nesta terça-feira (23), devido a uma manutenção emergencial. A empresa não...

Vereadores aprovam criação do Fórum dos Conselhos de Escola da Serra

A Câmara da Serra aprovou nessa segunda-feira (22), por unanimidade, o projeto de lei nº 100/2024, do vereador Professor Alex Bulhões (PP), que institui...

Grafite transforma muro de escola da Serra em tela a céu aberto

O jovem artista urbano Nico vai deixar sua assinatura e sua arte numa área do muro da Escola municipal São Diogo, em São Diogo...