⚠️NÃO EXISTE ESSA BABOSEIRA DE SE DESPEDIR DA COMIDA, a não ser que você esteja no corredor da morte e seja sua última refeição ou que você esteja preso numa jaula. Apelei, né? Mas, você me entendeu!
O panetone e a rabanada do último natal ou os chocolates da Páscoa serviram para matar a sua vontade pelo restante do ano? Se a resposta fosse sim você não sentiria mais vontade de comê-los novamente.
Se você está em busca de equilíbrio, saúde e qualidade de vida deveria abolir esse tipo de pensamento. Mesmo sem sentido, a ideia de que você precisa passar a semana, o mês ou o ano todo se privando para ter “permissão”para exagerar, comendo compulsivamente naquele que vocês chamam de “dia do lixo” ainda é muito difundida (infelizmente). Que relação conturbada com a alimentação!
“Segunda-feira eu vou começar a dieta, então hoje eu vou aproveitar para comer (exageradamente) e me despedir dos alimentos não saudáveis e calóricos que eu tanto gosto..” – essa é só mais uma frase clichê que você está usando para justificar a falta de compromisso com sua própria saúde e a razão de você adiar, mais uma vez, o que já deveria ter iniciado!
Por que eu sei disso? Porque eu já disse essa frase inúmeras vezes e porque eu ouço essas frases com muita frequência no consultório. Quer comer uma pizza ou chocolate hoje? COMA, com prazer, sem culpa! Tenha bom senso e equilíbrio. Faça algumas refeições livres com moderação semanalmente, isso favorece a adesão à dieta e você sustenta seus resultados à longo prazo.
❕Comer o que você gosta não é um problema, ainda que estes alimentos não sejam saudáveis – o CONTEXTO precisa sempre ser levado em consideração. Talvez seja necessário mudar a forma como você enxerga os alimentos. Tenha uma conexão saudável com o mundo saudável – mente e corpo. NÃO BASTA COMER BEM, VOCÊ PRECISA ESTAR BEM COM O QUE VOCÊ COME!