
Uma cobra-cipó foi resgatada na tarde dessa sexta-feira (30) no quintal de uma casa no condomínio Aldeia de Laranjeiras, localizado no bairro Parque Residencial Laranjeiras, na Serra.
O animal foi encontrado pelo morador da residencial que acionou a equipe de fiscalização ambiental para fazer a retirada. A cobra estava enrolada nas plantas no quintal da casa.
A cobra-cipó verde (Chironius bicarinatus) é uma serpente não peçonhenta comum em florestas tropicais da América do Sul, incluindo o Brasil. Com até 2 metros de comprimento, sua coloração verde vibrante e corpo fino permitem que se camufle entre galhos e cipós. Apesar de inofensiva para os humanos, a espécie desempenha um papel essencial no equilíbrio ecológico, controlando populações de presas e servindo como alimento para predadores.
No dia 26 de janeiro, outra cobra-cipó foi resgatada em uma das avenidas mais movimentadas de Jacaraípe, na Serra, a Minas Gerais. Conforme noticiado pelo Jornal Tempo Novo, somente em 2024, já foram registrados 210 resgates de animais silvestres no município, com destaque para espécies como jibóias e saruês. Os dados pertencem a Secretaria de Meio Ambiente da Serra.
Quem encontrar animais silvestres pode solicitar atendimento pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente, ou acionar a Polícia Militar Ambiental pelo telefone (27) 3636-1650.