Circuito das Lagoas reúne mais de 400 corredores nas ruas de Jacaraípe

0
Circuito das Lagoas reúne mais de 400 corredores nas ruas de Jacaraípe
Jovelino de Souza foi o vencedor da prova com o tempo de 25 minutos e meio. Foto: Milane Souza

O ano está chegando ao fim, mas eles não perderam a disposição. No último domingo, dia 17, mais de 400 corredores se reuniram na Praça Encontro das Águas para participar da1ª Corrida do Circuito das Lagoas de Serra – Etapa Juara. A animação tomou conta dos atletas, que percorreram 7,5km até a Lagoa Juara, onde cruzaram a linha de chegada e foram recebidos com água, frutas e açaí.

Na categoria geral feminino, a primeira colocada foi Tiane Marcarini, 31 anos, que completou a prova em 30’30’’. “Achei o percurso perfeito. Uma distância curta, mas objetiva. Num trajeto plano, pegando a orla inteira, com uma brisa no rosto. Foi perfeito para corrermos bem, de maneira rápida”, elogia.

Para ela, aliar a prática esportiva com a consciência ambiental é uma boa ideia. “Acho que é preciso mesmo juntar as duas coisas: esporte e meio ambiente. São coisas que têm conexão. Ainda mais destacando a Lagoa Juara, que é tão importante para a população. Precisamos ter iniciativas como essas com mais frequência, ainda mais na Serra, que é tão carente de eventos esportivos”, destacou.

Após 25’30’’ de prova, o corredor Jovelino de Souza, 43 anos, foi o campeão na categoria geral masculino. Ele conta que sofreu um pouco pelo cansaço, pois concluiu uma temporada de nove corridas consecutivas. “Estou priorizando o repouso para começar a pré-temporada de 2018. Mas, mesmo assim, fiz uma boa corrida. O trajeto pela orla é sempre legal e também passamos por toda a Praia de Jaracaípe e entramos pelos bairros. Foi um percurso muito bom, plano, excelente para correr”, ressalta.

Para Jovelino, foi um privilégio participar do Circuito das Lagoas. “É mais um incentivo que os corredores recebem e a Serra precisa de mais eventos assim. A população tem que agradecer a todos os organizadores que promoveram a prova pelo apoio”, diz.

Mobilização pela Juara

A corrida foi organizada por meio da parceria público-privada (PPP) entre a Serra Ambiental e a Cesan, com o apoio da Prefeitura Municipal de Serra e do Grupo de Trabalho da Lagoa Juara.

O Circuito das Lagoas nasceu dessa articulação. E segundo a assessoria de imprensa da Serra Ambiental, veio para mostrar que cuidar do meio ambiente é tão importante quanto cuidar da saúde. A corrida foi criada para incentivar a cena esportiva capixaba na Serra, e o circuito escolhido para aproximar o público da Juara que, com seis quilômetros de extensão, é uma das lagoas mais importantes do município, e com potencial turístico.

Desde janeiro de 2015 a PPP é responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município e terá que universalizar o serviço até 2023 nas áreas urbanas da Serra. O contrato é de 30 anos e o valor é de R$ 628 milhões.  

Comentários