26.1 C
Serra
sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Cidade tem feiras e lojas dedicadas à alimentos sem agrotóxicos

Leia também

Óleo já está em Nova Almeida e Jacaraípe e ameaça também água de serranos

Aconteceu. O petróleo que contamina há mais de dois meses a costa do Nordeste chegou às praias da Serra....

Você adoça seu cafezinho?

Considerando que você utilize um sachê tradicional de 5 gramas por xícara e por dia consuma 3 xícaras de...

Barro na água faz Cesan interromper abastecimento na Serra

Os moradores da Serra, Fundão e Viana  vão ficar sem água nesta sexta-feira (15). Isto porque tem muito barro...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A produtora Elmira Vesper traz alimentos de Santa Maria e vende nas feiras orgânicas que acontecem em bairros da Serra. Foto: Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

As frutas, verduras e legumes orgânicos vêm ganhando cada vez mais espaço na mesa dos consumidores. Os alimentos que tem a promessa de serem mais saudáveis e de sabor diferenciado podem ser encontrados em feiras livres, lojas especializadas e até em algumas redes de supermercados na Serra.

No município existem três feiras livres que vendem os produtos que são cultivados sem agrotóxicos. Uma delas acontece na comunidade de Valparaíso toda terça-feira. Os feirantes são os próprios produtores das frutas, verduras e legumes que são comercializadas.

Há produtores do município de Iconha, sul do ES, mas maior deles vem de Santa Maria de Jetibá, cidade da região serrana capixaba e que compõe o cinturão agrícola da Grande Vitória. Uma delas é a Elmira Vesper Coutes. Ela explicou que a maior parte dos alimentos vendidos por ela é de produção própria. “Minha família é quem produz a maior parte dos alimentos que vendemos. Somente quando falta algum que nós feirantes realizamos a troca e assim todas as barracas ficam completas”, revela.

A feira orgânica de Valparaíso acontece em frente a escola Maria Penedo todas as terças-feiras, das 15 h às 21 h. Em Colina de Laranjeiras, a feira é todas as quartas-feiras na Praça Central do bairro das 16 horas às 20 horas. Em Serra sede, a feira ocorre também às terças, das 15 horas às 21 horas, na Praça de Encontro.

Em Parque Residencial Laranjeiras é uma loja que tem oferecido produtos orgânicos durante toda a semana. Trata-se da Vindima Orgânica, o estabelecimento funciona há 07 meses e surgiu após uma viagem que os proprietários Jamilton de Abreu e Renata Soares fizeram. “Fizemos uma viagem e ficamos completamente apaixonados pelo vinho orgânico. Depois de algum tempo abrimos um negócio oficial e na nossa loja vendemos vinho, suco, doces, geléias e até chocolates orgânicos. Em breve também ofereceremos verduras e frutas orgânicas”, adianta Jamilton.

A Vindima Orgânica fica na rua Castro Alves em Parque Residencial Laranjeiras e funciona de segunda a sexta das 9h as 18h e aos sábados o atendimento é de 09h as 15h.

O supermercado Extrabom, da Avenida Central de Laranjeiras, também é uma opção para os consumidores de produtos orgânicos. No estabelecimento, uma área está sendo destinada para frutas e verduras sem agrotóxicos.

O nutricionista Lennon Estácio explica que os orgânicos além de não terem venenos que são prejudiciais a saúde, possuem mais nutrientes. “Pesquisas mostram isso. Nos legumes conseguimos ver uma alta de ferro e magnésio e nas frutas há um aumento grande de vitamina C”, detalha.

Comentários

Mais notícias

Você adoça seu cafezinho?

Considerando que você utilize um sachê tradicional de 5 gramas por xícara e por dia consuma 3 xícaras de café, seu consumo diário de...

Barro na água faz Cesan interromper abastecimento na Serra

Os moradores da Serra, Fundão e Viana  vão ficar sem água nesta sexta-feira (15). Isto porque tem muito barro na água  e a alta...

Chuva alaga Vale e eleva risco de vazamento de rejeitos em Tubarão

Localizada na divisa entre Serra e Vitória, a planta industrial de Tubarão da Vale também não escapou dos alagamentos que atingem o ES por...

Fortes chuvas deixam 72 pessoas desalojadas no ES

Apesar de não ter causado grandes estragos na Serra, as fortes chuvas que estão caindo no Espírito Santo desde a madrugada da última quarta-feira...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
javascript:void(0)
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!