smobile
[secondary_title]

Ciclo Mulheres nas Artes entra na última semana de inscrições

- PUBLICIDADE-
Ciclo
Luana Devechiati, Karina Martins, Lua Cavalcante, Marina Funari, Sandra Helena e Viviane Pinto estão entre as palestrantes do evento “Ciclo Mulheres nas Artes”. Créditos: divulgação.

O Lab Criação – Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura – recebe, até o dia 02 de março, as inscrições de pessoas interessadas em participar da segunda edição do Ciclo Mulheres nas Artes. O projeto consiste em uma série de ações formativas online, totalmente gratuitas, voltadas para mulheres de todas as faixas etárias, com webinários, videoaulas e orientação para projetos culturais.

O objetivo é ampliar e qualificar a participação feminina na área da gestão cultural, por meio da oferta de ferramentas para que as participantes elaborem e desenvolvam projetos socioculturais.

As atividades irão acontecer de forma remota, entre março e abril deste ano, e as inscrições podem ser feitas pelo site www.labcriacao.com.

Entre as educadoras confirmadas como palestrantes do curso estão gestoras públicas, artistas, produtoras culturais e acadêmicas com ampla bagagem na área artística, como a produtora cultural e linguista Inti Queiroz; a cantora e compositora Ellen Oléria; a produtora cultural e audiovisual Adriana Gomes; e a pesquisadora Sandra Helena Pedroso, doutoranda em Ciências Empresariais e Sociais pela Universidad de Ciências Empresariales Y Sociales, em Buenos Aires.

Essas profissionais irão compartilhar seu conhecimento por meio de um conteúdo programático que inclui aulas específicas sobre leis de incentivo, editais e instrumentos de financiamento público para o setor cultural. Os tópicos sobre Sistema Nacional de Cultura, Leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, por exemplo, terão orientação da produtora cultural e linguista Inti Queiroz, que é especialista no tema e participou da construção desses projetos emergenciais.

Outros temas a serem abordados no conteúdo programático são Técnicas de apresentação de projetos e relacionamento com patrocinadores; Gestão administrativa e financeira de projetos socioculturais; Comunicação e gestão de redes sociais; e Avaliação, relatórios e prestação de contas, entre outros.

Os webinários serão transmitidos ao vivo e contarão com a participação de convidadas para debater os temas do ciclo. As videoaulas serão atividades formativas síncronas, mediante inscrição, com educadoras que possuem pesquisa e atuação nos assuntos tratados.

Para as alunas do Ciclo que tiverem projetos socioculturais em fase de elaboração, será oferecida a possibilidade de participar de um laboratório de desenvolvimento e aperfeiçoamento, por meio de cinco encontros, visando à inscrição em editais e/ou leis de incentivo.

Todas as atividades são gratuitas e contam com recursos de acessibilidade, como intérpretes de libras e técnicas de audiodescrição.

Ampliação de oportunidades

O projeto é desenvolvido pela Lab Criação, que tem como fundadoras Chimeni Maia, Luana Devechiati e Viviane Pinto. Profissionais com experiência na gestão cultural, elas identificam um aumento da demanda do público feminino no setor, bem como a ampliação de oportunidades para artistas, produtores culturais e fazedores de cultura. “O primeiro ciclo formativo que realizamos foi voltado para mulheres; desta forma, o público do projeto e a comunidade que criamos sempre foi de maioria feminina”, observa Chimeni Maia, coordenadora de comunicação.

Coordenadora de projeto, Luana Devechiati destaca que o II Ciclo Mulheres nas Artes promoverá a pesquisa e produção sociocultural compartilhando o conhecimento de mulheres artistas, educadoras, gestoras e produtoras que pesquisam e trabalham com arte, cultura e sociedade. “Através das atividades propostas no ciclo pretendemos visibilizar e fomentar processos de criação e realização de pesquisas e projetos culturais organizados e protagonizados por mulheres”, pontua.

A coordenadora pedagógica Viviane Pinto acrescenta: “Temos também o objetivo de ressaltar a importância de políticas para o fomento da autonomia econômica das mulheres e de sua presença, seu ser, pensar e agir para o enfrentamento de violências, a ampliação das liberdades, o fortalecimento de sua autoestima, o acesso à formação e à geração de renda”.

Desigualdade salarial

A coordenadora Chimeni Maia lembra que, no Brasil, a desigualdade salarial entre homens e mulheres é maior no setor cultural do que no total de atividades. “As mulheres no campo da cultura ganham em média apenas 67,8% dos salários dos homens, contra 82,8% na totalidade de outros setores”, afirma, citando dados do IBGE de 2018.

Embora o foco do projeto seja o público feminino, não haverá limitação de inscrição por gênero nem por localização. A meta da organização é alcançar cerca de 700 inscrições em diferentes regiões do país.

O II Ciclo Mulheres nas Artes é uma realização da Bendita Prosa, Girassol Incentiva e Simpoiese, com recursos do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, via Lei Rouanet, e apresentação do Grupo Boticário.

 

 II CICLO MULHERES NAS ARTES

Período de inscrições: 07 de fevereiro a 02 de março através do site: www.labcriacao.com

Aula inaugural: 02 de março

Período das aulas: 02 de março a 04 de abril

Encontros virtuais formativos, síncronos, mediante inscrição, às terças e quintas, das 19h30 às 21h

Todas as atividades são gratuitas

TEMAS DAS AULAS

1 – Aula inaugural

2 – Elaboração de portfólio

3 – Legislações recentes

4 – Leis de incentivos

5- Técnicas de apresentação de projetos e relacionamento com patrocinadores

6 – Caminhos para a formalização do trabalho cultural

7 – Gestão administrativa e financeira de projetos socioculturais

8 – Produção de eventos culturais onlines

9 – Comunicação e gestão de redes sociais

10 – Avaliação, relatórios e prestação de contas

 

TEMAS DOS WEBINÁRIOS

1 – Gestão e políticas culturais

2- Diversidade e acessibilidade em espaços culturais

3 – Arte, corpo e vida

4 – Fomento à cultura: perspectivas locais

Museu da Serra de portas abertas com agendamento digital

O Museu Histórico da Serra, localizado em Serra Sede, está de portas abertas para visitação. O local recentemente recebeu melhorias e está pronto para...

Casa da Rosa abre novas oportunidades na Serra

Em tempos em que qualificação é a chave para abrir portas no mercado de trabalho, a Prefeitura da Serra — por meio da Casa...

Idosa morre atropelada em uma das principais avenidas da Serra

Uma idosa de 84 anos, que não teve a identidade divulgada, morreu após ser atropelada na manhã deste sábado (14), na cidade da Serra....

Homem é morto a tiros em quintal na Serra

Um homem, que não teve a identidade e a idade reveladas, foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (13). O caso aconteceu no...

Planejamento Financeiro: especialista explica como evitar desacordos e construir um futuro seguro

Um levantamento recente da plataforma MeuPatrocínio revelou que problemas financeiros são responsáveis por 60% dos divórcios no Brasil. Em meio às despesas mensais, dívidas...

Sete motos “barulhentas” são apreendidas na Serra

Uma ação integrada de fiscalização contra irregularidades no escapamento de veículos recolheu sete motos na Serra. A operação aconteceu na noite da última sexta-feira...

Tempo frio chega e termômetros na Serra podem chegar a 15ºC

Moradores e visitantes da Serra podem esperar um fim de semana de tempo instável, mas com temperaturas amenas e agradáveis. Segundo a previsão meteorológica,...

Homem morre atropelado após atravessar fora da faixa na BR 101 na Serra

Um homem de 60 anos morreu atropelado na noite desta sexta-feira (13), após ser atingido por uma motocicleta enquanto atravessava fora da faixa. O...

Justiça suspende terceirização da UPA da Serra Sede após ação do Ministério Público

A Justiça determinou a suspensão imediata do processo de terceirização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra Sede. A medida interrompe o edital...
...