smobile
[secondary_title]

Cesan diz que água preta é culpa da chuva e pede para moradores da Serra não consumirem líquido

- PUBLICIDADE-
Moradores estão recebendo água com coloração estranha. Foto: Divulgação

Os moradores da Serra que estão recebendo água escura, e em alguns casos preta, não devem consumi-la de forma alguma. O problema foi denunciado por comunidades situadas na região de Serra Sede na tarde desta terça-feira (9), mas também já afetou bairros de outras áreas, como Jacaraípe e Manguinhos. Em nota enviada ao TEMPO NOVO, a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) admitiu o erro e pediu para que os afetados descartem o líquido recebido através do sistema de abastecimento da empresa.

Apesar disso, a empresa não assume que a água enviada aos moradores oferece risco à saúde humana. A Cesan explicou que nos últimos dias, as fortes chuvas que caíram no Espírito Santo paralisaram emergencialmente as Estações de Tratamento de Água. Com isso, os procedimentos operacionais para a retomada da distribuição da água carrearam materiais sedimentados devido à força com que a água atravessa as redes, resultando num líquido escuro.

Ainda no texto da nota enviada à reportagem, a companhia pediu que a população dos bairros afetados não consuma a água e descarte o líquido imediatamente. A empresa garante que o problema já foi resolvido e todas as tubulações precisaram ser lavadas. “A recomendação é não ingerir a água e descartá-la. Todas as tubulações foram lavadas e o fornecimento está restabelecido”, garantiu.

Conforme informado pelo TEMPO NOVO no final da tarde desta terça-feira, vídeos e fotos recebidos pela reportagem mostram a gravidade do problema. Em um deles, a moradora prova que a água que sai da torneira de sua casa está quase preta. De acordo com residentes da região, essa não é a primeira vez que a Cesan envia água imprópria para consumo ao bairro, mas nesta semana, a situação chegou ao limite. Anteriormente, a coloração da água era marrom, mas agora escureceu ainda mais. O problema ocorre há mais de uma semana.

Cansada da situação e indignada com o serviço prestado pela Cesan – que é responsável pelo tratamento e distribuição da água – Celma Maria, leitora do TN e moradora do bairro, resolveu gravar vídeos e tirar fotos para denunciar a empresa. Ela classifica o líquido que chega em sua casa como ‘água parecendo esgoto’, mas diz que não tem cheiro, apenas cor estranha e totalmente fora do padrão.

“A água da Cesan está chegando assim na minha casa e nas de muitos vizinhos. Já faz alguns dias que sempre vem escura. A gente não consegue fazer nada com isso (o líquido). Fico indignada, pois a empresa cobra muito alto na tarifa mensal e não limpa a água para nosso consumo. Isso está parecendo água de esgoto”, desabafou a popular que está precisando comprar água mineral para consumo.

Problema é antigo

Essa não é a primeira vez que a Cesan envia água imprópria para o consumo. Dessa vez, no entanto, o problema ocorre com uma gravidade ainda maior. Anteriormente, a situação já vinha sendo registrada em diversas comunidades, principalmente na região da Serra Sede.

No dia 14 de janeiro, por exemplo, moradores da Serra Sede denunciaram problema semelhante. Na ocasião, a Cesan admitiu erro e pediu que a população não consumisse o líquido recebido, pois ele não estava próprio para consumo.

Em 2019, houve problemas crônicos nesse sentido. E na época a Cesan – que é paga pelos moradores para o tratamento de água e esgoto se negou a dar explicações. Na maioria das vezes, os bairros afetados são atendidos pelo sistema Reis Magos, implementado há pouco mais de três anos.

Esse sistema apresenta problemas crônicos desde sua implantação, que ocorreu em 2017. Nos bastidores, circulam informações de que a Cesan terá que fazer obras para corrigir a situação que afeta boa parte da Serra.

Também neste ano, no dia 24 de fevereiro, matéria do TEMPO NOVO denunciou a qualidade da água recebida por moradores de Manguinhos, que são atendidos pelo rio Santa Maria. Na ocasião, o líder comunitário do balneário, Guilherme Lima, disse que pretendia acionar a Justiça contra a empresa, pois os moradores receberam água suja e fedorenta por diversos dias.

A reportagem acionou a Cesan para cobrar explicações sobre o envio da água suja, mas a empresa , como de praxe, não se manifestou até a finalização deste texto. Caso a companhia envie um retorno sobre as reclamações dos contribuintes, este texto será atualizado com a nota.

Outros bairros sofrem com problema 

Após publicação desta matéria, diversos moradores entraram em contato com a redação do TN para denunciar situações semelhantes. É o caso da Fátima Leandro, de Maria Niobe. “Eu compro água mineral, o gasto está gigantesco. E todo mês chega a conta da Cesan para pagar. Quando consumo a água, sinto dor no estômago e pele ressecada. Somos obrigados a beber essa água podre.

Em Vista da Serra, a água também está escura e com odor. A foto foi enviada pelo morador Márcio Passigatti. Também há relatos do problema ocorrendo em Parque Residencial Mestre Álvaro.

Veja fotos:

Recanto Folia traz o fenômeno do ‘arroxé’ para a Serra com a banda Trem Bala

No dia 20 de abril, a Serra será palco de um grande evento com o fenômeno do ‘Arroxé’, uma fusão contagiante de arrocha e...

Projeto Jayme Itinerante leva orientação sobre gestação na adolescência e ISTs a estudantes da Serra

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves realizou mais uma edição do Projeto Jayme Itinerante, uma iniciativa voltada à promoção da saúde e educação...

Novo Código Civil: a necessidade de uma nova legislação para um mundo em constante Mudança

Nos últimos meses, o Congresso Nacional tem debatido a criação de um Novo Código Civil, uma discussão motivada pelas aceleradas transformações sociais e tecnológicas...

Estado abre 640 vagas de cursos técnicos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado anuncia a abertura das inscrições para 640 vagas de cursos técnicos gratuitos. As aulas serão ofertadas por instituições privadas, através...

Câmara da Serra terá Comissão de Defesa do Consumidor

De olho no crescimento do número de reclamações feitas pelos consumidores da Serra, a Câmara de Vereadores analisa a proposta que cria a Comissão...

Positiva Club promove evento sobre alimentação, hidratação, treino e saúde mental

No último dia 19 de março, a academia Positiva Club, referência no segmento na Serra, foi palco do Positive Day, um evento que reforçou...

Governo do ES abre inscrições para moradores da Serra e mais 18 cidades em projeto de música

O projeto “Música para Todos” vai abrir inscrições para cursos de música gratuitos que vão acontecer durante o ano de 2025. Podem participar pessoas...

Sunset Lansavi traz DJ Rennan Nunes para animar a noite em Carapebus

O Balneário de Carapebus, na Serra, será palco neste sábado (22) da Sunset Lansavi que promete muita música e animação ao som do DJ...

OAB-ES inaugura escola “business” com aulas focadas em IA e gestão de escritórios

Já se foi o tempo em que a advocacia precisava dominar apenas a prática jurídica, a oratória e a boa escrita. A advocacia capixaba...
...