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Casagrande anuncia vinda de ministro a obra do Contorno: “Vamos devolver a Serra para a população da Serra”

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Casagrande diz que Contorno vai sair ainda esse ano. Crédito: Yuri Scardini

Na manhã dessa quarta-feira (22) ocorreu a 204° edição do Café de Negócios (CANEG) realizado pela Associação dos Empresários da Serra (Ases). O palestrante convidado da vez foi o governador Renato Casagrande (PSB), que anunciou a vinda do ministro dos Transportes do governo Lula (PT), Renan Filho a Serra nesta sexta-feira (24). O objetivo principal da vinda ministerial é a visita técnica a obra do Contorno do Mestre Álvaro, que é o maior investimento de infraestrutura do Governo Federal em curso no Espírito Santo.

O tema do evento empresarial foi “Perspectivas da nova gestão para o setor empresarial”, em que tanto o governador Renato Casagrande, quanto o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, apresentaram os projetos que devem dar rumo ao desenvolvimento local para os próximos anos. Diferente das outras edições, que ocorreram no cerimonial Steffens, dessa vez o local escolhido foi a Chácara Flora, na ES-010, no bairro Chácara Parreiral. A Ases é a maior instituição de representação empresarial da Serra e uma das maiores do Espírito Santo e atualmente tem como presidente Giuliano de Castro.

De acordo com Casagrande, a obra do Contorno do Mestre Álvaro está a “todo vapor” e com “recursos garantidos” para a finalização, prevista até o final desse ano.

“Ontem (terça-feira, dia 21) quem me ligou foi o ministro Renan Filho da pasta de Transportes; ele confirmou que virá visitar a obra do Contorno do Mestre Álvaro nesta sexta-feira (dia 24). O ministro Renan Filho sabe que essa obra é muito importante para nós capixabas e para o Brasil. Mesmo que a nossa obra ali de Carapina [Complexo Viário de Carapina] já esteja para ser inaugurada agora no mês de abril para maio, o Contorno é sem dúvida a grande obra para dar mobilidade urbana para a região de Carapina”, disse Casagrande, que também detalhou que no dia 28 desse mês (ou seja, terça-feira da semana que vem) deve-se encerrar o trabalho de concretagem do viaduto em frente ao Hospital Vitória Apart.

Casagrande relembrou que o Contorno do Mestre Álvaro tem uma longa história de luta que envolveu várias mãos em diversas gestões. “O Contorno do Mestre Álvaro é uma obra que foi licitada no meu Governo em 2014, depois o governador Paulo Hartung transferiu pro DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito), que foi uma decisão acertada e agora temos a perspectiva de inaugurarmos essa obra no final deste ano. Assim nós vamos poder devolver pra população da Serra a cidade da Serra”, disse Casagrande, fazendo referência ao grande fluxo de veículos que passam por Serra Sede e Carapina com destino a outros lugares do país, que após a inauguração da nova via (que passará a ser trecho da BR-101) irão trafegar pela face oeste do Mestre Álvaro. Estima-se que haja uma diminuição de até 30% do trânsito entre Carapina e Serra Sede.

Casagrande disse também que a obra está avançando rapidamente e que tem recursos em caixa para terminá-la até o final do ano. “Então pra nós, a visita do ministro é importante; é mais uma garantia da execução do Orçamento, que está garantido para essa obra. Tem recursos pra concluir este ano e não podemos abrir mão disso”.

Já o prefeito Sergio Vidigal destacou a recém-aprovação do novo Plano Diretor Municipal (PDM), em que deve estimular a vinda de novos empreendimentos, uma vez que se reduziu significativamente a burocracia para construção de projetos residências, comerciais e industriais, saindo dos 395 artigos de Lei para apenas 71; além de ser mais permissivo com o uso e ocupação do solo, podendo utilizar mais áreas edificáveis dos terrenos, por exemplo, que deve dar mais valor às áreas e potencializar os projetos implantados.

A obra, história e importância

O primeiro registro formal que tange a obra do Contorno do Mestre Álvaro ocorreu no governo do ex-prefeito João Baptista da Motta, que na primeira parte dos anos 90 autorizou a Petrobras usar o solo da Serra para passar gasodutos, com a contrapartida que a estatal apresentasse um projeto de rodovia cortando a parte de trás do Mestre Álvaro (face oeste, já que a cidade cresceu entre a face leste e o litoral serrano). O projeto ficou engavetado por anos diante da complexidade da obra e dos custos envolvidos.

Desde então, a realização da obra do Contorno passou por várias tratativas durante as gestões do atual prefeito Sergio Vidigal e do ex-prefeito Audifax Barcelos; e na esfera estadual, nas gestões do atual governador Renato Casagrande e do ex-governador Paulo Hartung.

Foi em 2014 que a ex-presidente Dilma Rousseff deu a primeira ordem de serviço para início da obra; entretanto, diante daquele contexto de instabilidade política e econômica que o Governo Federal vivia, o Contorno do Mestre Álvaro não foi iniciado. Em 2016, já com presidente Michel Temer no Governo, foi dada a segunda ordem de serviço, da qual também não avançou. Em 2019 foi dada a terceira Ordem de Serviço, pelo então presidente Jair Bolsonaro. Prevista para ser entregue no fim de 2022, a obra sofreu atrasos por falta de recursos. Durante o debate sobre o Orçamento Secreto na Câmara Federal, a bancada capixaba conseguiu incluir o Contorno do Mestre Álvaro no orçamento a ser executado pelo Governo do atual presidente Lula.

No início de março a reportagem do Tempo Novo conversou com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), do qual informou que 78% da construção já está concluída. O órgão também confirmou que o Governo tem o dinheiro – em torno de R$ 100 milhões – em caixa para finalizar o empreendimento. Ao todo, o Contorno do Mestre Álvaro deve custar cerca de R$ 400 milhões.

Além de ser a maior construção pública em andamento na Serra (e no Espírito Santo), a obra do Contorno do Mestre Álvaro é considerada a mais importante das últimas décadas para a cidade. Assim que entregue, o novo traçado promete melhorar um dos principais problemas relacionados ao trânsito no Espírito Santo. Trata-se do trecho da BR-101 entre Serra Sede e Carapina.

A BR-101, que atualmente passa por dentro desse trecho na cidade, passará a ser no Contorno do Mestre Álvaro, transformando o atual traçado da 101 em uma avenida municipal – que deve ser chamada de Avenida Mestre Álvaro.

Além de desafogar o trânsito, que é o benefício mais visível em curto prazo, a obra promete dinamizar tanto a parte da malha urbana que compreende a atual BR-101 entre Carapina e Serra Sede, já que haverá uma redução significativa de burocracia para investir, uma vez que não se aplicarão as regras de ocupação para terrenos às margens de rodovia federal, que são muito mais restritivas, demoradas e complexas. Portanto, estima-se um novo boom de empreendimentos e negócios.

Bônus e Ônus

Além disso, o Contorno deve estabelecer um novo eixo de desenvolvimento industrial na parte leste do Mestre Álvaro, devido à valorização dos terrenos que serão cortados pela nova rodovia, promovendo no futuro um novo desenho urbano para a cidade, que desde a desocupação da antiga Freguesia do Queimado nos idos da primeira metade de século XX, passou a ser composta apenas por propriedades rurais, avançando com os núcleos urbanos pelos 23 km de litoral, até os limites a noroeste da região de Serra Sede, descendo pela macrorregião do Civit, da Grande Laranjeiras, Carapina até o Contorno de Vitória.

No que pesa a expectativa de geração de riqueza, empregos e renda, há também a preocupação a respeito dos impactos ambientais provenientes dessa provável expansão urbana, já que as áreas são parte da baixada do Mestre Álvaro e servem como uma ‘esponja’ impedindo alagamentos em diversos bairros que margeiam o monte. Além de possuir enorme vida silvestre, entre fauna e flora. Além disso, o contorno ficará entre a face oeste do Mestre Álvaro e o Rio Santa Maria da Vitória, que abastece 700 mil pessoas, entre as quais maioria absoluta da população da Serra.

 

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