Cartas à moda antiga para melhorar desempenho de crianças em português | Portal Tempo Novo

Serra, 11 de dezembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 31 de julho de 2018 às 11:06

Cartas à moda antiga para melhorar desempenho de crianças em português


A confecção das cartas é acompanhada por professores, que orientam e corrigem os textos. Foto: Bianca Nascimento/Secom-PMS

Nos dias atuais, com emails, WhatsApp e mensagens instantâneas o uso de cartas escritas ficou bem reduzido. Mas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) Irmã Cleusa e Centro de Jacaraípe estão incentivando as crianças a trocarem cartas à moda antiga para melhorar o desempenho dos alunos na disciplina de Português.

No último dia 30, dia internacional da amizade, os alunos se prepararam para enviar suas cartinhas escritas à mão para um novo amigo, que nunca tiveram contato, pela primeira vez. A diretora da EMEF Irmã Cleusa, Rosilene Araújo, afirma estar surpresa com a ansiedade dos alunos. “A troca de cartas com os novos amigos está deixando-os muito animados, o que tem colaborado para conseguirmos fazê-los escrever, ler, reler e reescrever os textos. Ninguém quer mandar o texto com erros”, contou.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura da Serra, a confecção das cartas é acompanhada por professores, que orientam e corrigem os textos. Ao todo, 350 estudantes participam do projeto de cartas entre amigos. A primeira cartinha precisa conter algumas informações básicas sobre a pessoa, como nome, idade, onde mora, o que gosta de fazer.

Saiba mais: 

O projeto será desenvolvido: entre os meses de julho e setembro. 

Público alvo: alunos dos 3º, 4º e 5º anos.  

Objetivo do projeto: promover o intercâmbio de cartas entre alunos de duas unidades de Ensino no município da Serra; Conhecer novos amigos; Proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer e aprender o conteúdo de língua portuguesa: gênero textual carta; Promover a ampliação do vocabulário; Desenvolver habilidades de leitura e de escrita; Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos, entre outros.  

Troca de cartas: 30 de julho, 13 de agosto; 14 de setembro (encontro dos alunos)




O que você acha ?

Você concorda com a saída de Cuba do Mais Médicos?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por