E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Caminhada reúne gerações em defesa dos direitos da pessoa idosa na Serra

Compartilhe:
Crédito: Divulgação PMS
Compartilhe:

Serra Sede será palco, no dia 1º de outubro, de uma caminhada em defesa dos direitos da pessoa idosa. A iniciativa marca o Dia Internacional das Pessoas Idosas e pretende reunir cerca de 600 participantes em um momento de convivência, celebração e conscientização sobre o envelhecimento com dignidade.

A concentração será às 8h, em frente à sede administrativa da Prefeitura da Serra. De lá, os participantes seguirão pela Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz. Um trio elétrico acompanhará o percurso.

Além da caminhada, a programação contará com um aulão de alongamento e um lanche de confraternização. A atividade deve reunir usuários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, trabalhadores da rede de atendimento e moradores do município.

Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e pelo Conselho Municipal de Direitos e Defesa da Pessoa Idosa da Serra (Comids), com apoio da Rede Alsa, o evento busca chamar a atenção para a importância do respeito, da proteção e da garantia de direitos da população idosa.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Lilian Mota, a mobilização também reforça a necessidade de prevenir situações de violência e promover autonomia e qualidade de vida para as pessoas idosas.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Serviços para a população idosa

A caminhada integra um conjunto de ações permanentes desenvolvidas pela Prefeitura da Serra para atender e proteger a população idosa.

Entre os serviços está o Centro Dia para a Pessoa Idosa, localizado em José de Anchieta, que atende diariamente até 20 idosos em situação de violação de direitos. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com acompanhamento de equipe técnica especializada.

O município também mantém parceria com quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), destinadas ao acolhimento residencial de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. As instituições oferecem cuidados e acompanhamento profissional.

Além dos serviços de proteção, a Prefeitura promove atividades voltadas à convivência e à participação social. A caminhada de 1º de outubro integra essa rede de iniciativas e propõe um momento de encontro entre diferentes gerações para valorizar a presença e a participação das pessoas idosas na vida da cidade.

Serviço

Caminhada em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa

  • Data: 1º de outubro
  • Horário: concentração às 8h
  • Local de concentração: em frente à sede administrativa da Prefeitura da Serra, em Serra Sede
  • Percurso: Avenida Getúlio Vargas até a Igreja Matriz
  • Programação: caminhada, aulão de alongamento e lanche de confraternização
  • Participação: aberta à população

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também