smobile
[secondary_title]

Câmara da Serra vota criação do “Dia Municipal da Cultura Evangélica”

- PUBLICIDADE-
A proposta do vereador Saulinho busca instituir o “Dia Municipal da Cultura Evangélica”, a ser celebrado anualmente no dia 15 de agosto. Crédito: Divulgação

A Câmara Municipal da Serra, no Espírito Santo, recebeu para leitura e está apta a votar o Projeto de Lei nº 101/2025, de autoria do vereador Saulinho da Academia (PDT). A proposta busca instituir o “Dia Municipal da Cultura Evangélica”, a ser celebrado anualmente no dia 15 de agosto, ou em data dentro da mesma semana, com o objetivo de valorizar e reconhecer a influência da cultura evangélica na sociedade local.

De acordo com apuração do Tempo Novo, o projeto propõe a inclusão da data no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município da Serra, conforme previsto na Lei nº 4.950, de 16 de janeiro de 2019. Além disso, prevê a possibilidade de parcerias entre o Poder Executivo e entidades religiosas, organizações da sociedade civil e demais instituições para a promoção de atividades culturais e educacionais ligadas ao tema.

Caso aprovado, o texto autoriza a realização de eventos, palestras e celebrações que enfatizem os valores promovidos pela comunidade evangélica, tais como solidariedade, cidadania, ética e responsabilidade social.

Justificativa

Na justificativa do projeto, o vereador destaca a significativa presença de fiéis evangélicos na Serra e a importância dessa comunidade para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar coletivo.

Ele ressalta que a cultura evangélica contribui para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada, promovendo valores fundamentais para a convivência social.

“A cultura evangélica está fortemente associada à difusão de princípios como amor ao próximo, ética, respeito e responsabilidade social, além de desempenhar um papel importante na formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar coletivo”, disse Saulinho ao TN.

O parlamentar enfatiza ainda que a iniciativa não fere o princípio da laicidade do Estado, pois não impõe crenças religiosas, mas sim reconhece a relevância histórica e social desse segmento.

Além disso, o vereador destaca que propostas semelhantes já foram adotadas em outros municípios e estados, servindo como referência para a valorização da cultura religiosa e sua influência positiva na sociedade.

Outro ponto relevante citado na justificativa é que a instituição dessa data pode fortalecer os laços comunitários, criar oportunidades de integração entre diferentes setores da sociedade e incentivar o desenvolvimento de ações sociais e educacionais.

“A aprovação desta Lei representa um passo importante para fortalecer os laços comunitários, promover a diversidade cultural e reconhecer a contribuição da comunidade evangélica para o município da Serra”, conclui o vereador.

Próximos passos

O Projeto de Lei nº /2025 agora segue apto para votação no plenário da Câmara Municipal da Serra. Caso aprovado, entrará em vigor na data de sua publicação.

A proposta já desperta debates entre vereadores e a sociedade civil, com expectativa de ampla participação da comunidade evangélica nas discussões.

A medida poderá impulsionar eventos culturais e sociais na cidade, fortalecendo o papel da cultura evangélica na promoção de valores positivos e na construção de laços comunitários.

Agora, resta aguardar a decisão dos parlamentares sobre a implementação do “Dia Municipal da Cultura Evangélica” e como essa nova data será incorporada ao calendário municipal.

Ar-condicionado, combo de cerveja e até motel: veja como participar do sorteio do Remember Serra Bela

Uma das festas mais tradicionais da Serra está de volta! A edição 2025 do Remember 80’s e 90’s – Tributo ao Serra Bela já...

Vereadores aprovam projeto para implantação de escolas cívico-militares na Serra

A Câmara Municipal da Serra aprovou nessa última quarta-feira (16) o Projeto Indicativo que propõe a criação e transformação de escolas da rede municipal...

Empresário da Serra é preso por furto de energia elétrica com ‘gato’

Um empresário do município da Serra foi preso após ser flagrado furtando energia elétrica por meio de uma ligação clandestina, popularmente conhecida como “gato”....

Pela primeira vez, eleição no Planalto Serrano – Bloco A tem chapa única

As eleições comunitárias do bairro Planalto Serrano – Bloco A, são tradicionalmente marcadas por alta competitividade e servem de termômetro para as eleições municipais,...

Comunicado – 16/04/2025 – 3ª edição

publicidade legal - 16-04-2025 - 3ª ediçãoBaixar

Grupo Prime apresenta instalações da Jaecoo & Omoda no ES

As marcas Jaecoo e Omoda chegam ao Brasil ainda no mês de abril, e no Espírito Santo contarão com duas concessionárias, como já adiantado...

Sábado é dia de pagode ao ar livre no Tchau e Bença, na Serra

A agenda deste Sábado de Aleluia - dia 19, promete clima leve e muita música boa na Serra. A partir das 19h, a casa...

Serra é a 6ª do Brasil (e 1ª do ES) que mais investe em obras, escolas, saúde e infraestrutura, aponta levantamento

Mesmo não tendo o maior orçamento do Espírito Santo — ficando atrás de Vitória —, a Serra é a cidade capixaba que melhor consegue...

Ciclo religioso de São Benedito se encerra com a derrubada dos mastros na Serra

Fé, cultura e tradição vão marcar o encerramento do ciclo folclórico-religioso de São Benedito e São Sebastião na Serra, com as tradicionais Derrubadas dos...
...