Bocha é tradição e esporte que reúne amigos em bairros da Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Esporte

Serra, 30 de Maio de 2018 às 9:56

Bocha é tradição e esporte que reúne amigos em bairros da Serra


 

Grupo de amigos se reúne toda quarta-feira para jogar bocha em Bicanga. Foto: Marlon Max

Marlon Max

Tradição no país e também nas praças da Serra, o jogo da bocha é amado por pessoas de diversas faixas etárias. Mas é uma verdadeira mania entre a turma da terceira idade.  Quem joga se reúne com frequência para as partidas.

É o caso do grupo de amigos que pratica religiosamente nas noites das quartas-feiras no clube da Caixa Econômica, em Bicanga, local onde há a única quadra de bocha sintética do Estado. Entre um gole e outro de cerveja e com alguns torcedores ao redor da quadra, os atletas calculam a distância de cada arremesso. O objetivo é se aproximar da bolinha menor e bloquear o adversário que pretende alcançar o mesmo alvo. 

“Pra ser bom nisso aqui a pessoa tem que saber dosar a força do braço pra bola chegar exatamente onde você quer. Não pode ser muito forte e nem fraquinho demais. Tem que ir na medida”, conta Braguinha, um dos praticantes.

Esse é mais um esporte que foi importado da Europa. A bocha veio para o Brasil junto com os imigrantes italianos e caiu no gosto dos brasileiros rapidamente. No Espírito Santo, estado com forte imigração italiana, não podia ter sido diferente. A tradição tem sido passada de pai pra filho.

“Eu jogo há quinze anos, esse é um esporte que a gente aprende na nossa família. Cresci no interior e jogamos a bocha como um lazer”, explica Eudeci Soteli, proprietário de um mercado em Novo Horizonte e que tem presença garantida nas partidas de bocha na praça do bairro.

Quem passa por uma pracinha e observa pessoas idosas jogando Bocha não imagina os benefícios que o esporte proporciona aos praticantes. Na avaliação do educador físico Igor Alcântara, a Bocha exige o suficiente dos praticantes para melhorar a qualidade de vida.

“Qualquer atividade física por mínima que ela seja, gera uma resposta metabólica numa pessoa idosa e sedentária. Um esporte como a bocha trabalha tanto a parte física quanto a cognitiva. É um esporte que necessita de um aparato motor refinado, por se tratar de precisão e ainda estimula o raciocínio lógico. Além disso, aumenta a interatividade com a sociedade por se tratar de um esporte coletivo, possibilitando a esses idosos mais qualidade de vida e longevidade”, esclarece.

Na Serra os principais locais para se jogar bocha são as pracinhas de Porto Canoa, Novo Horizonte, Chácara Parreiral, Bairro de Fátima e Jacaraípe. Além dos jogos amistosos, há competições que são realizadas a nível estadual e nacional.




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por