smobile

Bistrô do Barão: casarão do 1° governador do ES se torna ponto turístico perto da Serra

O dia 4 de dezembro de 2024 marca um capítulo especial para Santa Leopoldina: a inauguração do Bistrô do Barão. Localizado no coração do centenário casarão da Fazenda Barão do Império, a cerca de 40 minutos da Serra, o espaço combina gastronomia, história e cultura em um ambiente que celebra as memórias do passado enquanto projeta um futuro de desenvolvimento cultural e turístico. O empreendimento faz parte do pioneiro condomínio fazenda da Vaz Desenvolvimento.

Com arquitetura imponente do início do século XIX, o casarão é um testemunho vivo de importantes momentos da história capixaba e brasileira. Entre suas paredes de pedra e madeira nasceu Afonso Cláudio de Freitas Rosa, primeiro governador do Espírito Santo, em 1859. A construção, datada de 1813, foi originalmente parte das sesmarias do Tenente Francisco José de Barros Lima, e ao longo de 211 anos, acumulou histórias que agora ganham nova vida.

Bistrô do Barão Casarão histórico
Crédito: Divulgação

Após uma revitalização cuidadosa, o casarão preserva seus traços arquitetônicos originais, incluindo portas e janelas amplas que remetem à Belle Époque. No térreo, o Bistrô do Barão surge como uma experiência única, reunindo elementos da Art Nouveau sob a curadoria do artista plástico Mauro Tacchetto. “O projeto resgata a estética da Belle Époque, aproximando o visitante de uma atmosfera de elegância histórica”, destaca o artista.

Cada detalhe do bistrô foi planejado para proporcionar uma experiência inesquecível. Com peças de antiquário, vitrais decorados e um deck que oferece vistas panorâmicas da paisagem local, o espaço promete ser um novo ponto de encontro para eventos exclusivos, promovidos pela Vaz Desenvolvimento Imobiliário.

Crédito: Divulgação

O casarão pode ser visitado, no andar de cima, nos horários informados abaixo. Para 2025, é projetado um restaurante e um bistrô, que serão implementados no monumento histórico e funcionarão para o público. A informação foi apurada pelo Jornal Tempo Novo.

Leia também: Afonso Cláudio: incluiu a Serra para sempre na história do abolicionismo do Brasil

Fazenda Barão do Império

Crédito: Divulgação

O Bistrô do Barão integra o Condomínio Fazenda Barão do Império, o primeiro condomínio agro-gastronômico do Brasil, idealizado por Douglas Vaz, fundador da Vaz Desenvolvimento Imobiliário. Localizado estrategicamente em Santa Leopoldina, a apenas 35 minutos de Vitória, o empreendimento combina a tranquilidade do campo com o conforto de uma infraestrutura de alto padrão.

O conceito do condomínio vai além da moradia. Com terrenos de 1.000 a 3.000 m², ele oferece uma estrutura agroindustrial que inclui produção de hortifrúti sem agrotóxicos, queijos artesanais, mel puro e peixes frescos. Os moradores ainda poderão desfrutar de áreas de lazer como trilhas ecológicas, lagos para pesca e um clube com piscina de borda infinita.

Vila do Barão: lazer, cultura e história em um só lugar

Ao lado do condomínio, a Vila do Barão oferece uma experiência completa para toda a família. Entre as atrações estão a Fazendinha do Barão, com interação com animais, e a peixaria Barra do Mangaraí, conhecida por suas tilápias frescas. A área também abriga o casarão, que agora é o lar do Bistrô do Barão.

Horários de funcionamento

CASARÃO HISTÓRICO

Funcionamento:

  • Segunda a sexta – 8h às 18h
  • Sábado, domingo e feriados – 8h às 16h
  • Telefone: (27) 99767-1731

FAZENDINHA DO BARÃO

Funcionamento: 

  • Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.
  • Telefone: 27 99832-1700

Conheça o condomínio Fazenda Barão do Império

Crédito: Divulgação

O apelo histórico, cultural e paisagístico da Fazenda Barão do Império, aliado à localização estratégica e ao fácil acesso a partir de Vitória e outros municípios da região metropolitana, torna o empreendimento um atrativo para aqueles que buscam qualidade de vida. É o que aponta o professor Aldo Rezende, doutor em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ. 

“Desde a sua concepção, o hibridismo do projeto urbano-urbanístico, em pleno diálogo com inúmeras possibilidades de vivências e experiências no campo, revela a marca de uma proposta audaciosa que transforma a Fazenda Barão do Império em um atrativo turístico para o Espírito Santo, especialmente para a região de Santa Leopoldina”, afirma Rezende. 

O especialista destaca que o empreendimento inaugura uma nova concepção no setor imobiliário. “Com certeza, a Fazenda Barão do Império potencializará o desenvolvimento da região, induzindo novas estratégias de planejamento local e regional, principalmente ao abrir oportunidades para a captação de novos investimentos, geração de trabalho e renda, além do fomento à cadeia produtiva do turismo de base comunitária e sustentável.” 

Combinando história, paisagem e inovação, o projeto desponta como um exemplo de integração entre desenvolvimento urbano e valorização do meio rural, apontando para um futuro promissor tanto no mercado imobiliário quanto no turismo capixaba. 

Crédito: Divulgação

Em cenário paradisíaco e atmosfera de interior, com produção local de agricultura e pecuária em lazer exuberante com contato direto com a natureza. Este é o conceito inovador no Brasil, presente no Condomínio Fazenda Barão do Império. O primeiro e único condomínio com este conceito, já é uma realidade e está localizado em Santa Leopoldina, Espírito Santo.

Composto por terrenos de 1.000 m² a 3.000 m² destinados à construção de casas para primeira e segunda moradia, o condomínio contará com toda uma estrutura produtiva de fazenda, que já está em fase de implantação e início de produção. Lá está sendo construída toda a estrutura da Unidade de Produção, com equipe dedicada ao funcionamento da agroindústria, responsável pelo cultivo de alimentos frescos direto do campo para a mesa dos futuros moradores.

No condomínio, haverá produção de alimentos saudáveis e de qualidade, como geleias das frutas frescas e saborosas, cultivadas sem agrotóxicos e extraídas dos pomares, ovos caipiras, hortifrúti, apiário, queijos especiais, além de lagos para a criação de tilápias. 

De acordo com o Presidente e fundador da Vaz Desenvolvimento, Douglas Vaz, “O projeto foi inspirado na cultura do interior de países como Itália, Portugal, Espanha e França, onde há uma integração entre a agricultura de pequena escala, gastronomia, lazer e turismo, viabilizando negócios e preservando as tradições e costumes locais”, explicou. 

Leia também

Deputado estadual Vandinho Leite assume liderança do Governo na Ales

O deputado estadual Vandinho Leite assumiu nesta sexta-feira (24)...

Stação Spacial abre as portas para criação, troca e cultura na Serra

A partir desta sexta-feira (25) até o próximo dia...

“Rainha da Praia”: competição de vôlei feminino acontece neste sábado (25) na Serra

A Praia de Jacaraípe, na Serra, será palco neste sábado (25) de mais uma edição do aguardado torneio de vôlei feminino "Rainha da Praia"....

Serra vai participar do programa teleconsultas com 12 especialidades médicas no CRE Metropolitano

Ver Post Serra está entre os 23 municípios contemplados com o programa de teleconsultas em 12 especialidades médicas, oferecido pelo Governo do Estado. As consultas...

Deputado estadual Vandinho Leite assume liderança do Governo na Ales

O deputado estadual Vandinho Leite assumiu nesta sexta-feira (24) a liderança do Governo na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES). A decisão foi comemorada...

Stação Spacial abre as portas para criação, troca e cultura na Serra

A partir desta sexta-feira (25) até o próximo dia 31 de janeiro, o multiartista Fredone Fone convida o público a vivenciar e explorar sua...

Lagarto teiú é resgatado em escada de casa na Serra

Um lagarto teiú foi resgatado na manhã desta sexta-feira (24) dentro uma residência no bairro Maria Niobe, na Serra. Segundo a moradora do local,...

Derrubada do Mastro na Serra nos bairros Pitanga e Santiago no fim de semana

A tradição e a cultura vão tomar conta da Serra neste fim de semana com a Derrubada do Mastro, evento carregado de fé e...

Sejus confirma prisão de homem detido duas vezes na mesma semana por furto na Serra

A Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) confirmou ao Tempo Novo a entrada de Paul Saymon Vieira Leal, de 39 anos, no Centro...

Homem foi morto na Serra por cobrar dívida de R$ 400 de aluguel

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Serra, prendeu Robert Nascimento...

Investir para viver bem: a importância do planejamento financeiro na terceira idade  

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, planejar financeiramente o futuro tornou-se uma questão essencial para garantir qualidade de vida na aposentadoria....