Serra, 22 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Política

Serra, 2 de Março de 2018 às 11:14

Audiência vai discutir custo e qualidade do serviço de esgoto 


No último sábado (24) houve protesto contra as péssimas qualidades de rio e praias. Foto: Divulgação

Instaurada na legislatura passada, a CPI do Esgoto volta à pauta da Câmara da Serra em 2018. Após uma reunião para discutir a qualidade do serviço de coleta e tratamento de esgoto na cidade, que é feita através de uma parceria púbica privada firmada entre a Cesan e o Serra Ambiental, uma audiência pública deverá ser realizada para ouvir a sociedade, órgãos fiscalizadores e a Cesan.

O objetivo é diminuir o valor da tarifa de esgoto, vinculada à conta de água, e ressarcir os moradores da cidade pelos valores pagos, sem necessariamente terem o esgoto tratado. O encontro será no dia 19 de abril, na Câmara. 

O proponente da audiência e presidente da CPI, vereador Aécio Leite (PT) questiona o alto valor da tarifa de esgoto. “Por que 80% da conta de água refere-se à taxa de esgoto? Quem debateu isso com a população?” disse. Aécio afirma também que a CPI revelou a má qualidade no tratamento de esgoto na Serra. “Foram apresentadas provas de que o serviço não está sendo feito corretamente”, disse.

Aécio questiona também algumas cobranças que foram feitas desde o início da parceria entre a Cesan e o Serra Ambiental. “Cobraram taxa de esgoto em residências que nem tinham cobertura. Tem que devolver o dinheiro. Enviamos os relatórios da CPI para o Ministério Público Ambiental e do Consumidor e queremos saber o desfecho”, concluiu.

No sábado passado (24), moradores da região de Jacaraípe e Manguinhos fizeram um protesto na ES-010 contra a poluição das praias. Eles questionam a poluição dos córregos, principalmente o Laripe e o Irema, que mesmo com coleta e tratamento de esgoto na região continuam sendo valões a céu aberto a contaminar as praias entre os dois balneários.

A reportagem fez contato com a Cesan e o Serra Ambiental, para rebater o assunto e confirma a presença na audiência, mas até o fechamento dessa edição não houve resposta.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por