Por Thiago Albuquerque
Até quanto um ser humano pode saltar? Essa pergunta pode não ter resposta: pode-se saltar com o sonho – e esse não tem limites – ou com o corpo. Para este último é preciso treinar e superar-se a cada dia. Um centímetro a mais é uma vitória. Assim, o jovem serrano de 14 anos, Jhuan Rosa Carvalho, do bairro Santo Antônio, região da Serra-sede, segue em busca de sucesso no atletismo. A modalidade escolhida pelo atleta é o salto em altura.
E o próximo salto do atleta vai ser em Fortaleza, no dia 2 de setembro, junto à Seleção do Espírito Santo de Atletismo. Jhuan vai disputar o Brasileiro Estudantil. No salto em altura o serrano encara a turma da categoria de 12 a 14 anos.
Ele conseguiu a vaga depois de se tornar campeão dos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees). Além desse título, ele também foi vice no Estadual Escolar.
O jovem, que estuda e que foi apresentado ao esporte pelo professor Evaldo Barbosa, gostou do atletismo e já sonha em participar um dia de uma Olimpíada. O atleta começou praticando com um elástico para fazer a marcação de onde deveria alcançar.
O maior salto de Jhuan chegou a 1,46 metros. O recorde mundial é do cubano, Javier Sotomayor, com 2,45m.
Falta 1 metro para o serrano chegar lá. Mas para alcançar essa marca, o atleta terá que se esforçar muito. Isso porque para treinar ele usa o sofá de casa. Os saltos no móvel ajudam o jovem a não perder o ritmo. Mesmo com a dificuldade, ele diz que não vai desistir. “Minha mãe e minha família me apoiam, e o esporte tem me ajudado no estudo. Adquiri disciplina e também aprendi que sempre podemos mais quando queremos”.