Ativista caminha 36km em 12 horas nas trilhas do Mestre Álvaro | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 13 de junho de 2018 às 13:46

Ativista caminha 36km em 12 horas nas trilhas do Mestre Álvaro


Asafe andou cerca de 36km em um dia para realizar um monitoramento. Foto: Divulgação

Gabriel Almeida

Imagine realizar as quatro trilhas do Mestre Álvaro em apenas 12 horas? Pois este foi o feito do ativista ambiental, Asafe Magnago, que realizou o desafio no último domingo (10). E quem pensa que foi uma competição está enganado, o morador da Serra andou cerca de 36km em um dia para realizar um monitoramento e ver como está à situação da Área de Proteção Ambiental (Apa).

O Mestre Álvaro possui quatro trilhas: Serra-Sede, Pitanga, Furnas (Jardim Tropical) e Restaurante Recanto Mestre Álvaro (Guaranhuns). Para se ter ideia um grupo de trilheiros sem muita experiência pode demorar cerca de 12 horas para realizar apenas a subida e a descida de uma só trilha. Mas o ativista Asafe realizou as quatro dentro desse tempo.

Asafe conta que começou por Pitanga e realizou todas até o topo. “A minha ideia de fazer as quatro no mesmo dia não foi para competir e sim para conseguir monitorar todos os caminhos no mesmo dia. Muitas vezes os ativistas não conseguem monitorar todo o Mestre Álvaro de uma vez só e com isso eu consegui verificar como está a situação da mata”, explicou.

O ativista ainda disse que encontrou animais que há muito tempo não via na região. “Fiquei muito feliz por poder encontrar o Bugio no monte. Fazendo a trilha sozinho consigo ver mais animais por causa do silêncio na mata”, contou.

O Mestre Álvaro possui quatro trilhas. Foto: Bruno Lyra

Asafe ainda explica que a maior meta é mostrar para as pessoas a importância do Mestre Álvaro ser preservado. “O Mestre é um lugar que precisa ser mais cuidado. Existe uma planta na região, por exemplo, que não se encontra em nenhuma outra parte do mundo. Nós estamos sempre presentes no local e queremos mostrar para as pessoas que toda esta beleza está ali e bem perto de nossa casa e precisa ser preservada”, afirma.

“Uma semana para fazer as 4 trilhas”

Outro ativista que está sempre presente e realiza diversas subidas até o topo do Mestre Álvaro é Junior Nass, ele conta que para uma pessoa que não tem nenhum costume, as quatro trilhas iriam demorar cerca de uma semana. “Uma pessoa normal faria em uma semana isso tudo. É muito difícil e cansativo. Quem é atleta profissional conseguiria fazer em um dia, começando de manhã e terminando a noite. Mas esta é a primeira vez que alguém tenta e consegue fazer as quatro trilhas no mesmo dia. Eu conseguiria fazer em dois, mas teria que acampar e seria muito complicado”, conta o ativista e guia ambiental.




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por