Assassino que fugiu de presídio da Serra mandou matar policial militar

Compartilhe:
Assassino Presídio da Serra Policial militar
Crédito: Divulgação
Assassino Presídio da Serra Policial militar
O assassino Vinicius Florêncio dos Santos está foragido do presídio da Serra. Ele é acusado de ser o mentor do assassinato do soldado da Polícia Militar Fernando da Cruz Comper. Crédito: Divulgação

Entre os detentos que conseguiram escapar do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) na última quarta-feira (6), encontra-se Vinicius Florêncio dos Santos, que foi acusado de ser o mentor do assassinato do soldado da Polícia Militar Fernando da Cruz Comper.

O policial foi alvejado em frente a um supermercado na Serra no dia 9 de fevereiro de 2022 e veio a falecer em 19 de fevereiro do mesmo ano, segundo confirmação de seus familiares. O soldado ficou gravemente ferido e foi internado na UTI do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), localizado em Vitória.

A Polícia Civil concluiu que o homicídio estava associado a um motivo de vingança. No ano de 2021, Everton dos Santos Silva, com 28 anos na época, foi morto durante uma abordagem da Polícia Militar em Central Carapina, na Serra. Nesse incidente, o policial que efetuou os disparos contra o jovem foi detido.

Importante destacar que a vítima fatal era primo de Vinicius Florêncio dos Santos, conhecido como Bizim, que decidiu orquestrar o assassinato do soldado Comper apenas pelo fato deste ser um policial.

Entretanto, as investigações esclareceram que Comper não estava envolvido na ação policial em que Vinícius foi baleado e, na verdade, não participou de qualquer maneira na morte de Everton.

O delegado Rodrigo Sandi Mori, na época do ocorrido, afirmou: “A motivação foi uma forma de vingança relativa à morte do primo de Vinicius, que foi morto durante uma blitz da Polícia Militar no dia 28 de maio de 2021 no bairro Central Carapina. Após esse fato, Vinicius disse a todos que buscaria vingar a morte do primo, matando um policial militar.”

Vinicius permaneceu sob custódia quatro meses após o crime e conseguiu fugir no dia 6 de setembro.

Sete traficantes e assassinos estão foragidos na Serra

Conforme informado anteriormente pelo Jornal Tempo Novo, na quarta-feira (6), sete detentos conseguiram fugir do presídio da Serra. A fuga foi descoberta durante a contagem de presos da galeria, por volta das 4h30.

Os foragidos foram detidos por homicídios e tráfico de drogas, ou seja, são de alta periculosidade. Eles escaparam por meio de uma abertura na ventilação da cela.

Sobre a fuga de sete detentos a Sejus informou que todos os procedimentos de praxe foram adotados e que atua em conjunto com as forças policiais para recaptura dos foragidos.

O esforço é feito por meio da Subsecretaria de Estado de Inteligência Prisional, juntamente com policiais penais que fazem parte do quadro operacional. Até o momento, não houve recaptura.

Os fugitivos do presídio da Serra são:

  • David Carlos Ricardo Alexander, 26 anos, preso desde 29 de março de 2021 por homicídio e tráfico de drogas;
  • José Vitor Almada Pereira, 25 anos, preso desde 23 de outubro de 2022 por homicídio, lesão corporal e tráfico de drogas;
  • Douglas Pereira Brum, 30 anos, preso desde 30 de setembro de 2022 por homicídio, tráfico de drogas e furto/roubo;
  • Jorge Nunes Alves, 32 anos, preso desde 4 de dezembro de 2022 por tráfico de drogas, homicídio e receptação;
  • Lucas Costa Santos, 24 anos, preso desde 20 de fevereiro de 2022 por homicídio e tráfico de drogas;
  • Rafael De Souza Ferreira, 22 anos, preso desde 23 de fevereiro de 2021 por homicídio;
  • S., 28 anos, preso desde 5 de junho de 2022 por homicídio.

Mais oito criminosos de alta periculosidade tentam fugir de presídio da Serra

Criminosos Presídio da Serra
Crédito: Divulgação

Oito detentos tentaram fugir do Centro de Detenção Provisória da Serra (CDPS) na noite deste domingo (10). A fuga foi descoberta e contida por equipes de segurança da unidade prisional, localizada na região de Queimados.

Para tentar escapar, os detentos danificaram a estrutura de uma cela, abrindo um buraco na parede. Ao Jornal Tempo Novo, a Secretaria de Justiça (Sejus) confirmou a ocorrência. Disse ainda que ninguém ficou ferido.

Ainda de acordo com a Sejus, nenhum dos oito criminosos conseguiram escapar.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também