Aracruz será palco, neste domingo (2), da 7ª e 8ª etapas da Copa Espírito Santo de Velocidade na Terra, válidas pelo Campeonato Capixaba 2026. A competição reúne 28 pilotos distribuídos em três categorias e marca o início da reta decisiva da temporada, com disputas que podem definir os favoritos ao título.
Após três rodadas duplas, a classificação segue aberta em todas as categorias. Na Graduados Pro, a liderança é disputada ponto a ponto: Flávio Batom soma 80 pontos, apenas um a mais que Vitinho Borghi, vice-líder com 79. Também seguem na briga nomes experientes como Betinho Sartório, Anaylson Liliu, Eudimar Pantersom, Wellington Cadernal e Romildo Strey.
Na categoria Graduados, Victor Leão lidera com 107 pontos, enquanto Carioca Maluco e Henrique Renon tentam diminuir a diferença antes das etapas finais, previstas para setembro.
Já na Light, destinada a pilotos iniciantes, a disputa também promete equilíbrio. Thiago Carlesso lidera com 78 pontos, apenas dois à frente de Marinoti, que soma 76. A etapa também marca o retorno de Carlesso às pistas com um carro totalmente novo, após perder o veículo em um grave acidente na etapa anterior. O piloto saiu ileso.
Leia também
A rodada contará ainda com estreias importantes. O paranaense Diego Lino fará sua primeira participação no campeonato na categoria Graduados. Também estreiam Wagner Hertel, piloto cadeirante, e Wagner Lúcio, ambos na categoria Light, além de Hugo, que competirá entre os Graduados.
Além das corridas, o público terá acesso a arquibancadas cobertas, praça de alimentação, espaço kids, sorteio de brindes, atrações de entretenimento e a tradicional Carona Radical, uma das atividades mais aguardadas do evento.
As obras de ampliação do complexo esportivo também avançam. Parte da nova estrutura de pista, boxes e área destinada ao público já estará disponível nesta etapa, oferecendo mais conforto aos espectadores.
Para o presidente da Associação Automobilística de Aracruz, Airton Sobrinho, o momento é decisivo para a competição.
“Chegamos à reta decisiva do campeonato com disputas extremamente equilibradas, resultado do crescimento do automobilismo capixaba. Trabalhamos para entregar um evento seguro e proporcionar uma grande experiência para pilotos, equipes e público. Também ficamos felizes em ver novos competidores chegando e o campeonato ultrapassando as fronteiras do Espírito Santo. Tenho certeza de que será mais um domingo inesquecível para o automobilismo capixaba”, destaca.
As atividades começam às 7h30 com as vistorias dos veículos e da pista. As primeiras baterias estão programadas para o meio-dia, e a programação segue até o fim da tarde, quando será realizada a premiação dos vencedores.
Programação Oficial
07h30 – Vistoria da pista e dos carros
08h20 – Treino Livre – Categoria Light
08h40 – Treino Livre – Graduados e Graduados Pro
09h00 – Briefing oficial com todos os pilotos
09h45 – Vistoria de segurança da pista
10h00 – Treino Classificatório – Light
10h30 – Treino Classificatório – Graduados
11h00 – Entretenimento, Carona Radical e intervalo para almoço da FAEES e ASAA
11h45 – Nova vistoria de segurança da pista
12h00 – Execução do Hino Nacional Brasileiro
12h15 – 1ª Bateria (7ª Etapa) – Categoria Light
13h00 – 1ª Bateria (7ª Etapa) – Graduados e Graduados Pro
13h45 – Entretenimento e Carona Radical
14h15 – 2ª Bateria (8ª Etapa) – Categoria Light
15h00 – 2ª Bateria (8ª Etapa) – Graduados e Graduados Pro
15h45 às 16h30 – Entretenimento, Carona Radical, Premiação e Encerramento.