24 C
Serra
domingo, 23 de fevereiro de 2020

Após mudança de empresa, coleta de lixo na Serra vira motivo de reclamação

Leia também

Edson Vargas e Cabo Porto: duas perdas trágicas para a política e o município da Serra

Por Eci Scardini: Dois jovens políticos deram adeus de forma trágica e precoce dessa vida: Edson Vargas e Cabo Porto. Outras...

Lideranças políticas lamentam morte de Cabo Porto e família

  Luto Oficial de 3 dias no Espírito Santo e na Câmara da Serra. Os capixabas foram surpreendidos neste sábado...

Corpo do vereador Cabo Porto será velado na Câmara da Serra a partir das 9h30 deste domingo

      A Câmara da Serra foi o local escolhido pela família para o velório do vereador Cabo Porto (PSB), sua...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há mais de 15 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Um dos bairros com relatos de problemas é Residencial Centro da Serra. Foto: Divulgação/leitor

Moradores de diversos bairros da Serra têm reclamado do atraso na coleta de lixo domiciliar, o que tem deixado as ruas da cidade mais sujas do que o habitual.

Rafael Mattede, morador de Jardim Limoeiro, reclama da situação. “O caminhão sempre passou por volta das 14h. Agora, tem passado por volta das 21h e, quando passa, deixa um rastro de sujeira para trás. Pagamos impostos e merecemos respeito. Se houve mudança na coleta, precisamos ser informados, não somos obrigados a adivinhar o horário em que os coletores vão passar. Já temos um cronograma que é uma rotina há anos; é difícil reeducar uma população inteira por conta de uma transição de empresas que foi mal feita”, reclama o morador do condomínio Parque dos Pinhos, que fica na rua Belo Horizonte.

Em Portal de Manguinhos e Morada de Laranjeiras, o caminhão de lixo tem passado de madrugada. “Está muito ruim. Estão passando às 3h da manhã, gritando e acordando os moradores. Crianças, idosos, pessoas acamadas estão sendo acordadas no susto. Precisa modificar a operação com urgência”, denuncia o morador Evislei Amaro.

Em Parque Residencial Laranjeiras, a coleta sempre foi feita por volta das 18h e, com a mudança de empresa, por volta das 21h. “Muito ruim, porque não fomos comunicados sobre a mudança, por isso essa bagunça”, reclama Marinete Lira.

Há relatos, também, de problemas na coleta em Residencial Centro da Serra, Alterosas e Feu Rosa.

Na segunda-feira (13), a Prefeitura da Serra divulgou uma lista com mudanças no cronograma de coleta em 31 bairros da cidade. As comunidades não citadas na lista continuarão com o mesmo horário e coleta anterior, que era realizada pela outra empresa.

De acordo com o novo cronograma, 15 bairros em que a coleta domiciliar de lixo era realizada nas segundas, quartas e sextas, das 6 às 14h20, a partir de agora receberão o caminhão no horário noturno, das 16h às 00h20. Os dias de coleta permanecem os mesmos. São os bairros: Maringá, Mata da Serra, Civit I, Porto Canoa, Planície da Serra, Solar do Porto, Tubarão, Serra Dourada II, Serra Dourada III, Eldorado, Novo Porto Canoa, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Barro Branco, Parque Residencial Mestre Álvaro.

Já outros 16 bairros, em que a coleta domiciliar de lixo era realizada nas terças, quintas e sábados, das 6 às 14h20, também passarão a receber a coleta no horário noturno, das 16h às 00h20. Os dias de coleta também permanecem os mesmos, a mudança foi apenas nos horários. São os bairros: Alterosas, Nova Zelândia, Vila Nova de Colares, Morada de Laranjeiras, Solar de Anchieta, Manguinhos, José de Anchieta, Jardim Tropical, Praia de Carapebus, Lagoa de Carapebus, Balneário de Carapebus, Cidade Continental – setores Ásia, Oceania, Europa e África – e Bicanga.

O TEMPO NOVO procurou a empresa Corpus, responsável pelo serviço na Serra, a qual informou por meio de nota que assumiu a prestação do serviço de coleta domiciliar do município no último dia 6 de janeiro, estando o serviço em período de implantação. Pontuou, ainda, que a coleta está sendo realizada dentro do turno informado entre 6h e 14h20, para o turno da manhã, e das 16h às 00h20, para o turno da noite.

A empresa ressalta aos moradores que o lixo pode ser colocado em local de fácil acesso aos coletores no início de cada turno. A Corpus informou, ainda, que carros de som também passarão nos bairros informando a população sobre a mudança.

Comentários

Mais notícias

Lideranças políticas lamentam morte de Cabo Porto e família

  Luto Oficial de 3 dias no Espírito Santo e na Câmara da Serra. Os capixabas foram surpreendidos neste sábado (22) com a notícia da...

Corpo do vereador Cabo Porto será velado na Câmara da Serra a partir das 9h30 deste domingo

      A Câmara da Serra foi o local escolhido pela família para o velório do vereador Cabo Porto (PSB), sua esposa e filho, mortos em...

Artigo de opinião TN | Morte de Cabo Porto e família é uma tragédia para a Serra

A morte do vereador Cabo Porto, em um acidente de trânsito no interior do estado, mexeu muito com a cidade. Isso porque o parlamentar...

Cabo Porto, esposa e filho morrem em acidente no interior do Estado

O vereador da Serra, Cabo Porto, morreu na tarde deste sábado (22) num acidente na rodovia BR 101, na zona rural, de Linhares. O...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem