E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Alunas da Serra conquistam ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica e vão disputar etapa nacional

Compartilhe:
Foto: Arquivo Pessoal
Compartilhe:

Duas estudantes da Serra estão levando o nome do município para a etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2026. Sophia Tiburcio Coelho Moura e Ana Clara Lopes Cardoso, da equipe Garotas da Sucata, conquistaram a medalha de ouro na etapa estadual da competição.

A vitória aconteceu na sexta-feira (28), no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória. Com o primeiro lugar na modalidade Prática – Robótica Artística – Nível 1, as estudantes garantiram uma vaga na etapa nacional, que será realizada de 23 a 29 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.

O projeto responsável pela conquista foi o “Sucatinha”, um robô artístico criado a partir de um ventilador que seria descartado. As estudantes reaproveitaram o equipamento e deram uma nova finalidade ao material, unindo tecnologia, criatividade e sustentabilidade.

A ideia surgiu durante uma pesquisa sobre os impactos ambientais da extração de minério de ferro e a importância da reciclagem de metais. A partir do estudo, Sophia e Ana Clara passaram a buscar formas de transformar materiais sem utilidade em novas possibilidades por meio da tecnologia.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Inspirado na novela “Rainha da Sucata”, o robô também foi utilizado pelas meninas para abordar temas como consumo consciente, reciclagem e preservação dos recursos naturais.

Durante o desenvolvimento, as estudantes precisaram pesquisar, elaborar soluções, realizar testes e superar problemas até chegar ao resultado apresentado na competição. O trabalho mostrou como a robótica pode ser utilizada como ferramenta de aprendizado e incentivo à pesquisa.

O projeto foi desenvolvido na EEEFM Maringá, na Serra, com orientação do professor Aluisio Rabello de Oliveira Neto, que atua na área de Robótica Educacional e em atividades de pesquisa e inovação.

Agora, as Garotas da Sucata se preparam para um novo desafio. Em novembro, Sophia e Ana Clara viajarão para a Paraíba para representar a Serra na etapa nacional da OBR, ao lado de equipes de diferentes partes do país.

Para o prefeito Weverson Meireles, a conquista demonstra o potencial dos estudantes do município.

“Ver duas meninas da nossa cidade pesquisando, criando e conquistando espaço na ciência e na tecnologia é motivo de muito orgulho. Sophia e Ana Clara estão mostrando que a juventude da Serra tem talento, criatividade e capacidade para ir muito longe”, afirmou.

Foto de Jady Oliveira

Jady Oliveira

Jady Oliveira é repórter do Portal Tempo Novo, onde cobre temas variados com foco em notícias policiais e acontecimentos do dia a dia na cidade da Serra.

Leia também