Ação fará mostra itinerante com fotografias na BR 101 na Serra

Compartilhe:
Na Serra, intervenção acontece em Rosário de Fátima, na Serra, nesta terça (17) na Rua L esquina com a BR 101 (esquina da agência do Banestes). Crédito: Danilo Zeppelin Acervo Galpão IBCA

Imagens do cotidiano expostas em fachadas de prédios. Essa é a proposta da Projeção Mapeada Retratos Cotidianos – intervenção urbana que acontecerá nos próximos dias 16, 17 e 18 deste mês, sempre às 19 horas, nas cidades Vila Velha, Serra e Cariacica.

Na Serra, intervenção acontece em Rosário de Fátima, na Serra, nesta terça (17) na Rua L esquina com a BR 101 (esquina da agência do Banestes). A ação acontecerá também em São Torquato, Vila Velha e em Itacibá, Cariacica.

O projeto Cultura Solidária Ano II, que é um desdobramento do 29º Festival de Cinema de Vitória, está em sua etapa final e conta com a realização da Galpão Produções Artísticas e Culturais e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

O objetivo é promover a difusão cultural, o fomento e a formação de profissionais, com foco no público feminino na área da Cultura e da Comunicação. Essa iniciativa realizou, ao longo do mês de novembro de 2022, a Oficina de Fotografia Retratos Cotidianos que atendeu a um público de 135 pessoas, divididas em 9 turmas, com bolsas no valor de R$ 400. As formações foram conduzidas por Thais Gobbo, Luara Monteiro e Andie Freitas, influentes fotógrafas capixabas do cenário atual.

+ Mundo Bita, circo, shows e músicas para crianças de graça em parque da Serra

No último dia das oficinas, as turmas participaram do Passeio Fotográfico onde puderam praticar um pouco do que aprenderam na formação: conceitos básicos da fotografia, enquadramento, timing e luz, referências de autorretrato, fotojornalismo até chegar em fotografia de cinema e suas interações. Uma seleção com as imagens produzidas dessas caminhadas será exibida durante a Projeção Mapeada Retratos Cotidianos.

A oficineira Thais Gobbo conta que, durante as oficinas, foi possível conciliar as vivências dos alunos com a troca de saberes proposta pela atividade. “A gente vai conhecendo realidades diferentes e uma das expectativas que eu tenho é essa, de conhecer pessoas novas, de trocar experiências, ideias de acordo com a realidade de cada território, de acordo com a história de cada pessoa. É uma oficina de introdução à fotografia, mas que a gente consegue fazer essa conexão da realidade do cotidiano da pessoa com o trabalho, ou com os gostos de cada uma para conciliar junto com a fotografia”.

+ Moradores da Serra estão entre os presos por ato golpista em Brasília

Para Lucia Caus, diretora do IBCA, a Projeção Mapeada Cultura Solidária Ano II é o momento de dividir o resultado da etapa formativa do projeto com o público em geral. “As imagens ocuparão as fachadas de prédios das cidades que receberam as oficinas. Por isso, será o momento das demais pessoas poderem apreciar o registro do olhar que os alunos participantes lançaram sobre os seus próprios territórios”.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também