Serra, 22 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 20 de Março de 2018 às 13:43

A coragem que faz dos cães da Polícia Militar verdadeiros heróis


Tenente Soares e Sargento Santos com o cão Iron, estrela da companhia. Foto: Gabriel Almeida

Ana Paula Bonelli

O cão é considerado o melhor amigo do homem. Mas, muitos deles superam este status e se tornam verdadeiros heróis de quatro patas, atuando pela terra, água e mar. É o caso dos cães que trabalham para a Polícia Militar do Espírito Santo, na Companhia Especializada de Operações com Cães.

Ao todo são 53 cães instalados nos canis da companhia, entre filhotes e adultos. Os cães policiais são das raças Pastor Belga de Malinois, Border Collie, Rottweiler e um Sem Raça Definida (SRD). Trinta e nove deles, atuam em operações preventivas e ostensivas por todo o Estado, procurando por drogas, armas, explosivos; buscando e capturando fugitivos.

Os animais também trabalham em exposições (Dog Show) e no projeto de Cinoterapia (abordagem terapêutica que tem como diferencial o uso de cães como co-terapeutas no tratamento físico, psíquico e emocional de pessoas com necessidades especiais).

Segundo o Tenente Soares, o  treinamento dos animais começa aos 45 dias de vida e o tempo de atuação varia entre os 8 e 9 anos de idade. “Aplicamos o teste nos animais logo cedo para reconhecer quais as aptidões por meio do Teste de Volhard. Usamos técnicas da psicologia canina para sabermos se ele irá atuar no faro de armas, drogas e explosivos ou na busca e captura de fugitivos. Nosso treinamento com eles é feito de forma respeitosa e usamos a técnica de excluir e adicionar novos comportamentos por meio de compensação. Fazemos treinamentos coletivos e individuais”, destaca Soares.

Para a soldado Lahass, os cães são importantes companheiros nas ações. “Eles agilizam o trabalho da polícia. Uma operação que duraria três, quatro dias, de procura por entorpecentes numa área descampada, por exemplo, é agilizada com a presença deles. Eles têm faro, visão e audição apurados, fazendo com que nosso trabalho seja feito em poucas horas”, acrescenta.

Os cães da Polícia Militar atuam desde 1970 na segurança pública do Espírito Santo e recebem tratamento vip, ração super premium da melhor marca oferecida pelo mercado,  suplementos vitamínicos, vacinas e atendimento veterinário.

Um dos destaques da Companhia é  Iron, que tem 5 anos e fez sua primeira apreensão de drogas aos 3 meses de idade. “Iron é nosso SRD, queridíssimo, famoso e o cão mais esperto da Cia. Ele atua em todas as frentes”, descreve o tenente Soares.

Para acompanhar os policiais nas ações, os animais contam com viaturas adaptadas. “Eles andam de helicóptero, barco, viaturas, vans. Sempre transportamos os cães com o máximo de segurança. Eles são nossas estrelas, ficamos sem água, mas eles não. Se algum animal se fere em ação, colocamos ele no ombro, fazemos os primeiros socorros necessários e encaminhamos para o veterinário da companhia. Se for algo mais sério que precise de equipamentos avançados, enviamos para uma clínica veterinária”.

Adoção

Os animais da Polícia Militar também se aposentam e quando isso acontece são disponibilizados para adoção. Segundo o Tenente Soares, a prioridade é dada para o policial condutor do cão. “Se ele não o adotar, disponibilizamos para a corporação, e posteriormente para a sociedade. O interessado passa por uma avaliação e assina um contrato de adoção junto à companhia. Entregamos os animais castrados  e com a saúde totalmente em dia”, revela.

Visita agendada

Quem quiser conhecer, o canil da Polícia Militar é aberto a população em geral. Basta agendar a visita, que será monitorada, pelo telefone 3636-8817. “Atendemos grupos escolares, de igrejas e quem mais que se interessar em conhecer nosso trabalho. As portas estão abertas”, convida.




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por