O sociólogo Leonardo Bis. Foto: Reprodução Facebook
Interessados em conhecer mais sobre os caminhos que levaram às áreas protegidas no Espírito Santo têm agenda marcada no próximo dia 10 de agosto (quinta-feira), às 19h30, em Vitória.
O sociólogo Leonardo Bis, colunista do jornal Tempo Novo, lançará o segundo livro de sua autoria: “De ação de governo à política pública de Estado: o caso das áreas protegidas no Estado do Espírito Santo”.
O texto busca compreender como a criação de áreas protegidas deixa de ser uma ação de governos isolados e passa a ser uma pauta de Estado, menos volátil às vontades pessoais e mais alinhada à objetivos de uma sociedade.
“Este segundo livro é fruto de uma pesquisa que durou 4 anos – é minha tese de doutorado adaptada – e trata do processo de constituição e consolidação da política pública de criação e implementação de áreas protegidas no ES. O percurso histórico vai desde as primeiras unidades, criadas em 1941, até a publicação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, em 2000 – que é um marco para a política ambiental brasileira.
Alguns fatos históricos puderam ser resgatados a partir da pesquisa. Por exemplo, o ES abriga aquela que originalmente é a quarta mais antiga área ambientalmente protegida pela União”, explicou Bis.
O primeiro livro assinado por Leonardo Bis foi publicado em 2012, sob o título: Trilhas da política ambiental: conflitos e agendas (São Paulo: Editora Annablume) que está esgotado desde 2015.
Serviço:
Lançamento do livro “De ação de governo à política pública de Estado: o caso das áreas protegidas no Estado do Espírito Santo”.
Local: Espaço Âncora, na Avenida República, 109, no Parque Moscoso, em Vitória.
Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.