[secondary_title]

Você sabia que hoje é o Dia Mundial do Gato?

Eles são fofos, peludos e muito carinhosos. É claro que estamos falando dos felinos, esses animais de personalidade forte e cheios de afetos por seus tutores. Além de amar esses bichinhos, é fundamental conscientizar as pessoas para que protejam seus pets, proporcionando saúde e bem-estar ao longo da vida. Como estamos no mês dos felinos, nada melhor do que saber um pouco mais sobre eles, não é verdade? Por isso, a Nutrire preparou uma série de curiosidades sobre a espécie.

- PUBLICIDADE-

Afinal, qual é o dia do gato?

Bom, primeiro precisamos contar para você que os felinos são a espécie mais popular na Europa e nos EUA. Por isso, lá na Itália, o dia 17 de fevereiro foi criado para homenagear esses bichanos cheios de charme. Por aqui, claro, os cães ainda dominam os lares, mas a previsão é de que em menos de 10 anos os gatinhos estejam disputando o primeiro lugar. Mas, vamos combinar, né? Bom mesmo é ter os dois para alegrarem a casa.

Outros dias também foram criados para valorizar a espécie felina, como é o caso de 8 de agosto, instituído como Dia Internacional do Gato pela International Fund For Animal Welfare. Além disso, você sabia que também existe o Dia de Abraçar Seu Gato? Essa data é comemorada em 4 de junho. Outro momento importante do ano é o Dia Nacional do Gato, comemorado em 29 de outubro e, por fim, o Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro. Esses dois últimos foram criados nos Estados Unidos.

Datas para conscientizar, mais do que comemorar

Infelizmente, alguns países ainda possuem muitos preconceitos em relação aos gatinhos, especialmente os pretos. Por isso, é tão importante conscientizar as pessoas sobre a necessidade de respeitar esses animais. A história de domesticação dos gatos envolve maus-tratos e perseguição, pois eles eram considerados animais místicos e envolvidos com bruxaria. Mesmo após a história ter mudado e os felinos terem sido reconhecidos como ótimos animais de estimação, alguns “desinformados” ainda insistem nessas inverdades.

Os gatos pretos, por exemplo, sofrem com os mitos até hoje. Porém, é importante explicar que esse animal nada mais é que um felino com melanismo. Essa é uma característica genética que lhe deixa com a coloração escura da pelagem. No entanto, obviamente, ele é apenas mais um gato normal, igualzinho a todos os outros.

O corpo dos gatos fala

Há diversos estudos que revelam a forma que o nosso corpo se comunica por meio de movimentos simples durante um diálogo, por exemplo. Com os gatos não é diferente, pois alguns sinais de tranquilidade e relaxamento são dados através da sua mobilidade.

“Quando o felino está com as patas da frente dobradas é sinal de que está tranquilo. Geralmente, quando estão relaxados as orelhas se inclinam para frente, as sobrancelhas se arqueiam e os olhos ficam apertadinhos”, revela Luana Sartori, veterinária da Nutrire.

Aliás, olhos quase fechando significam sono. “Quando eles dão aquelas breves piscadinhas em sua direção é sinal de contentamento”, completa a veterinária. O felino não gosta muito que mexam em sua barriga sem permissão. Porém, como saber que ele deseja essa aproximação? “Todas as patinhas viradas para cima pode ser um bom sinal de que está seguro, e um carinho pode ser muito bem vindo”, conta.

A cauda do animal também revela muito sobre o que está sentindo. Quando ereta e balançando devagar significa que há curiosidade – uma característica típica desses bichanos. Outro movimento de fácil percepção é o rabo para baixo e rígido, o que significa descontentamento. “Além disso, se a cauda se movimentar de um lado para outro mais rapidamente, aí sim, o felino não está nada feliz”, analisa Luana.

Os músculos faciais dos gatos se assemelham aos nossos, segundo a professora de comportamento animal da Universidade da Geórgia, Sharon Crowell-Davis. O estudo feito por ela revela que os gatos são tão expressivos quanto os cães e os humanos. “É fácil perceber como ficam tensos quando estão nervosos. O mesmo acontece quando eles estão felizes ou relaxados, pois seus músculos faciais também relaxam”, disse a estudiosa.

Que língua é essa?

Há diversas formas do animal se comunicar, entre as mais comuns estão miar, ronronar e grunhir. “A análise dos sons emitidos pelos felinos também depende muito da personalidade do mesmo. Ou seja, um bichano com silencioso pode emitir sons diferentes quando está triste, por exemplo”, diz Luana. Normalmente, um som mais agudo pode indicar carência e frustração. O ronronar quase sempre indica felicidade, mas, em alguns poucos casos, também pode ser sinal de insatisfação.

O bigode também fala

Sim, o bigode fala por si. Quando esticado e debaixo das bochechas, é provável que o pet esteja com medo. Quando se esticam para os lados, possivelmente está de muito bom humor. “Já quando estão tímidos, os felinos inclinam os bigodes para trás”, conclui a especialista.

A origem dos gatos

Há quem diga que a domesticação do gato começou há mais ou menos 12 mil anos, quando agricultores iniciaram as primeiras plantações de cereais e escolheram os felinos para preservar esse alimento, visto que exterminavam os maiores predadores desse tipo de plantio – os roedores.

Os gatos amam seus donos incondicionalmente

Muitos pensam que os animais amam seus tutores pela comida ou pelos agrados que recebem, mas essa relação vai muito além disso. Os pets sentem amor por seus tutores pelo simples fato de ficarem próximos, juntos e unidos. Por isso, a alegria deles é nítida quando, por exemplo, retornarmos para casa depois de uma viagem. Pesquisadores estudaram essas atividades cerebrais durante esses momentos e descobriram serem muito semelhantes às que nós sentimos quando reencontramos alguém que amamos.

Sendo assim, é importante que os tutores cuidem de seus gatinhos da melhor forma possível, mantendo em dia as consultas com o veterinário, oferecendo alimentação de qualidade, água fresca e brincadeiras para gastar toda energia acumulada. Ah, e sobre essa história de que gatos pretos dão azar, só quem tem um sabe a sorte que é.

...

Grafite transforma muro de escola da Serra em tela a céu aberto

O jovem artista urbano Nico vai deixar sua assinatura e sua arte numa área do muro da Escola municipal São Diogo, em São Diogo...

Mortes no trânsito da Serra diminuem quase 40% no primeiro trimestre de 2024

Os acidentes fatais de trânsito diminuíram 38% na Serra, no primeiro trimestre de 2024, segundo dados do Governo do Estado. De acordo com o...

Prefeitura abre processo seletivo para contratar novos professores com salário de R$ 5.500

A Prefeitura de Vitória anunciou a abertura de um novo processo seletivo simplificado para contratação de novos professores, visando reforçar as equipes que atuam...

Detran abre inscrições para curso de mecânica gratuito na Serra

O Detran abriu, nesta segunda-feira (22), as inscrições para curso gratuito de Mecânica Básica de veículos de duas rodas (motocicleta) e quatro rodas (carro)....

Vitória não tem para onde crescer e depende da Serra para isso, diz Vidigal – e tem mais…

No último sábado (20), a obra do binário da Avenida Norte Sul foi inaugurada pelo prefeito Sergio Vidigal e pelo governador Renato Casagrande. As...

Calor de 35° e chuva: veja a previsão do tempo para a semana na Serra

FRANCINI MORELLATO A semana começou com sol e muitas nuvens, porém, o calor ainda predomina na Serra. A previsão do Incaper é de pancadas de...

Ao lado de coral, cantora apresenta novo disco em praças da Serra

A cantora e compositora Ana Xavier vai apresentar na Serra seu EP Flor de Manacá gratuitamente nas praças de Colina de Laranjeiras e Novo...

Diarista aposta na confeitaria para obter renda extra na Serra

Bolos, pães, pudins, panetones, doces e uma torta de limão incomparável. Estas e outras delícias são feitas por uma moradora da Serra que mudou...