Serra, 23 de julho de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Amar é o Bicho

por Ana Paula Bonelli

Serra, 13 de julho de 2018 às 10:41

Você sabe por que é importante levar  seu pet no veterinário?!


Você sabia que animais são como crianças? A única diferença é que crianças crescem e viram adultos e os animais serão como crianças enquanto estiverem vivos. E essa semelhança não trás só alegrias, mas também responsabilidades.

Ter um animal em casa requer gastos com alimentação, vacinas, vermífugos, banhos e atendimento médico veterinário e exames. Esteja preparado para surpresas em seu orçamento quando seu mascote resolver comer algo que não deve (seja alguma comida ou brinquedo ou qualquer objeto); que diga se de passagem é uma urgência! Não dá para esperar um, dois ou sete dias para levá-lo no médico veterinário.

Além disso, o seu pet pode ficar doente de alguma doença viral ou bacteriana sem você estar preparado. Como em humanos a doença não avisa quando aparece nem escolhe a data que recebemos o décimo terceiro, ou ganhamos algum bônus, ou somos sorteados em algum concurso. Ela aparece quando menos se espera, e ser um tutor responsável requer que você arque com os gastos para restabelecer a saúde do seu filho peludo.

Investimentos como a castração e a vacinação anual (gente é a vacina múltipla, aplicada em uma clínica veterinária, por um médico veterinário que assina e carimba, não aquela dada em campanhas e em casas de ração), esses investimentos que podem parecer altos a princípio, são o melhor para prevenir que seu pet tenha doenças graves e que muitas levam a um óbito com o animal em um grande sofrimento, como é o caso do câncer de útero e ovário, da piometra, (não ocorre em fêmeas castradas); do câncer de testículo (não ocorre em machos castrados) e da cinomose, parvovirose, coronaviroses e todas as outras que não ocorre em animais vacinados anualmente (sim anualmente significa tomar vacina todo ano), e mais uma vez lembrando… não é aquela vacina de campanha ou aquela aplicada pelo balconista da casa de ração. É a vacina aplicada em clínicas veterinárias, por médicos veterinários, assinada e carimbada.

Vamos ser responsáveis pelas vidinhas inocentes que pegamos a guarda, se ele parou de comer, se está engordando ou emagrecendo muito rápido, se está vomitando, se está com diarreia, se está sem evacuar se está fazendo muito ou pouco xixi, se está com hálito ruim, se a pele está com feridas, se está com falhas no pelo, se está andando diferente e se comportando diferente do normal, se apresentar estar com dor, se estiver mancando, se aparecer alguma alteração nos olhos, focinhos, orelhas, patas, entre outras alterações leve o seu mascote ao médico veterinário, não ao (a) senhorzinho (a) que vende os “trem” na casa de ração… Eles não estudaram, não tem diploma, e vão fazer você gastar um dinheirão comprando um remédio que só vai piorar a saúde do seu pet. Quando sua roupa precisa de conserto você leva ela em um mecânico? Não né? Leva em uma costureira, e levar seu mascote em um médico veterinário é a mesma coisa. E lembrem se, levar rápido, aguardar dias só vai piorar a doença dele e as chances do seu mascote morrer serão triplicadas.

Dra. Patrícia R. de Oliveira Médica Veterinária da Climev Laranjeiras




O que você acha ?

Como você avalia o primeiro semestre do governo Audifax?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por